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Frenfer: frente parlamentar deve fortalecer o transporte ferroviário

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A Comissão de Infraestrutura do Senado deu um passo importante para o desenvolvimento do setor ferroviário ao aprovar a criação da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas (Frenfer). O projeto de resolução segue agora para a Comissão Diretora do Senado, onde poderá ser oficialmente instalado.

A Frenfer tem como objetivo promover o debate e a formulação de políticas públicas voltadas à ampliação e modernização da malha ferroviária nacional. A medida prevê a implantação de ferrovias privadas autorizadas, regulamentadas pela Lei das Ferrovias (Lei 14.273/2021), buscando fomentar investimentos no setor e aperfeiçoar a legislação existente.

A iniciativa surge em um momento crucial para o Brasil, onde o transporte ferroviário é apontado como uma solução para desafogar as rodovias, melhorar o escoamento de produtos agrícolas e reduzir os custos logísticos. O modal ferroviário, mais eficiente e sustentável, é estratégico para o agronegócio e a indústria, setores que dependem de infraestrutura robusta para atender às demandas internas e externas.

Durante recente debate promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, representantes do setor público e privado destacaram a urgência de investimentos para tornar as ferrovias uma matriz predominante no transporte de cargas no país. A necessidade de maior clareza nos projetos de ampliação e o fortalecimento da fiscalização pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram apontados como prioridades.

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Entre os desafios identificados estão relatos de recusa de atendimento por concessionárias ferroviárias, falta de transparência nos dados operacionais e insuficiência de investimentos públicos no setor. Apesar dos avanços registrados nos últimos anos, a malha ferroviária brasileira ainda não acompanha o ritmo do crescimento do agronegócio, setor que já responde por boa parte das cargas transportadas por trens.

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O agronegócio, pilar da economia nacional, tem sofrido com a dependência excessiva do transporte rodoviário, que representa cerca de 60% do total movimentado. Especialistas alertam que essa situação limita a competitividade brasileira no mercado internacional e aumenta os custos de exportação.

Uma das propostas para reverter esse cenário é a conclusão de projetos estratégicos como a Ferrogrão, que conectará a região produtora de grãos em Mato Grosso aos portos do Norte do país. Apesar de sua relevância, o projeto enfrenta impasses legais relacionados a questões ambientais e ainda depende de aprovação no Supremo Tribunal Federal (STF).

O governo federal destacou que os investimentos em infraestrutura ferroviária estão em expansão. Em 2023, o setor privado aplicou R$ 10,4 bilhões em ferrovias, com previsão de atingir R$ 14,4 bilhões em 2024. Esses recursos são fundamentais para ampliar a capacidade da malha ferroviária e promover um modelo logístico mais sustentável e eficiente.

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Com a criação da Frenfer, espera-se um diálogo mais estreito entre os diversos atores envolvidos no setor, incluindo governo, iniciativa privada e consumidores. A frente parlamentar tem potencial para impulsionar reformas que destravem os investimentos e garantam a ampliação da malha ferroviária, beneficiando não apenas o agronegócio, mas também toda a economia nacional.

A modernização do transporte ferroviário é essencial para atender às demandas crescentes do mercado, contribuir para a descarbonização da logística e fortalecer o papel do Brasil como líder no agronegócio mundial.

Fonte: Pensar Agro

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AGRONEGÓCIO

Mapa e Banco Mundial debatem iniciativa AgriConnect

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Diretora do Banco Mundial no Brasil, Cécile Fruman, foi recebida pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta quinta-feira (06), para a apresentação do a AgriConnect. Trata-se de uma iniciativa do Grupo Banco Mundial para transformação de pequenos agricultores, geração de empregos e fortalecimento da segurança alimentar global.

A proposta é desenvolver um trabalho conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com base em sistemas de produção, melhoria da produtividade, resiliência e, sobretudo, na recuperação de áreas degradadas com foco na geração de novos empregos e desenvolvimento sustentável, incluindo a adoção de políticas públicas e mobilização de capital privado para avançar nas ações.

Nesse sentido, o ministro destacou o Caminho Verde Brasil, iniciativa do Mapa que visa a recuperação de até 40 milhões de hectares de áreas degradas em um período de 10 anos podendo dobrar a atual área de produção de alimentos, fibras e energias renováveis do Brasil.

Ele destacou que nos últimos três Planos Safra, já se somam cerca de R$ 20 bilhões em créditos com taxa de juros reduzida e maior prazo de carência e amortização das parcelas. Além disso, neste ano foi realizado o segundo leilão do Eco Invest Brasil que vai destinar mais, aproximadamente, R$ 30 bilhões para o financiamento do programa.

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Diante desse cenário, o ministro propôs que o trabalho conjunto com o Banco Mundial no Brasil tenha como foco a redução do déficit na capacidade de armazenamento. Nesta safra, o Brasil atingiu novo recorde com mais de 350 milhões de toneladas de grãos, resultado impacto pela incorporação de 5 milhões de hectares.

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“Então, apesar dos investimentos que fazemos para aumentar a capacidade de armazenagem, também nos deparamos com uma demanda crescente”, explicou.

Com uma nova linha de crédito para a construção de armazéns, com juros reduzidos, os produtores brasileiros podem continuar investindo e avançando na produção de alimentos.

Para desenvolver o trabalho do Mapa na AgriConnect, a Secretaria Executiva e Assessoria Especial do Ministério trabalharão junto ao Banco Mundial no avanço das propostas debatidas.

Informações à imprensa
[email protected]

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Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

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