Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

AGRONEGÓCIO

Pequenos produtores vão receber bônus do Programa de Garantia de Preços

Publicado em

Neste mês de dezembro, pequenos produtores de várias regiões do Brasil serão beneficiados com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O programa visa apoiar os agricultores cujos preços recebidos por seus cultivos ficaram abaixo da garantia estabelecida, oferecendo descontos nas parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Entre as novidades deste mês, destaca-se a inclusão do cará/inhame no estado do Amazonas na lista de bonificação. Além disso, entraram novos produtos, como a cana-de-açúcar e a castanha de caju na Bahia, e a castanha de caju na Paraíba, além da banana nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Piauí.

A manga também passou a ser bonificada no Rio de Janeiro e em São Paulo, e o tomate foi incluído no Paraná. Por outro lado, saíram da lista de bonificação a banana de Goiás, o feijão-caupi do Amapá, o tomate da Bahia e o trigo do Distrito Federal.

Advertisement
Saiba Mais

A Conab reforça que nenhum produto deixou de ser bonificado e que as alterações visam ajustar o programa às condições de mercado, beneficiando os produtores em todo o Brasil. A portaria com os valores do bônus mensal é divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Leia Também:  Volume exportado de carne bovina em outubro deste ano alcança 188,5 mil toneladas

Nesta edição, o benefício entra em vigência a partir do dia 10 de dezembro de 2024, com validade até 9 de janeiro de 2025. Confira a lista completa na PORTARIA Nº 233, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2024, que indica os preços de garantia dos produtos e os percentuais de bônus nos estados contemplados.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abiove diz que produção e exportações devem alcançar novos recordes em 2025

Published

on

O Brasil continua consolidando sua liderança mundial na produção de soja. Para 2025, as estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) apontam para uma safra recorde de 171,7 milhões de toneladas, impulsionada por investimentos no agronegócio e por condições climáticas favoráveis.

Além da colheita excepcional, o esmagamento da oleaginosa deve alcançar 57,1 milhões de toneladas, o que também promete refletir no aumento da produção de farelo e óleo de soja, previstos para 44,1 milhões e 11,4 milhões de toneladas, respectivamente.

As exportações brasileiras de soja em grão devem atingir 106,1 milhões de toneladas até o final de 2025, um volume histórico que reafirma o país como principal fornecedor global do produto. No segmento de farelo, as exportações devem chegar a 22,9 milhões de toneladas, enquanto o óleo de soja deverá registrar embarques de 1,05 milhão de toneladas.

Os números robustos acompanham o desempenho positivo de 2024, quando as exportações de soja alcançaram 98,8 milhões de toneladas, e o farelo e o óleo de soja registraram embarques de 23,1 milhões e 1,4 milhão de toneladas, respectivamente.

Advertisement
Saiba Mais

Os dados consolidados até novembro de 2024 mostram que o setor da soja já vinha em ritmo de crescimento. A produção no ciclo anterior foi de 153,5 milhões de toneladas, marcando um leve aumento de 0,1% em relação ao ano anterior.

Leia Também:  Volume exportado de carne bovina em outubro deste ano alcança 188,5 mil toneladas

O esmagamento alcançou 55 milhões de toneladas, um crescimento de 0,9%, enquanto o farelo de soja apresentou uma alta de 1,9%, atingindo 42,5 milhões de toneladas. Já a produção de óleo de soja subiu 0,5%, alcançando 11,05 milhões de toneladas.

Mesmo com desafios pontuais, como o recuo de 6,8% no processamento em novembro de 2024 em relação a outubro, o setor fechou o ano com um aumento acumulado de 1,8% no processamento total, refletindo a resiliência e capacidade de adaptação dos produtores.

Para atender ao mercado interno, que segue em expansão, o Brasil também recorre a importações pontuais. Em 2024, foram importadas 822 mil toneladas de soja. Em 2025, a expectativa é de que as importações somem 500 mil toneladas para complementar a oferta doméstica. No caso do óleo de soja, as compras externas devem alcançar 200 mil toneladas.

Advertisement
Saiba Mais
Leia Também: Novo modelo de monitoramento pretende substituir a moratória

Os resultados projetados pela Abiove demonstram o protagonismo do agronegócio brasileiro, especialmente no setor de soja, que tem sido um dos pilares do crescimento econômico do país. Com a ampliação da produção e das exportações, o Brasil segue atendendo à crescente demanda global por alimentos, rações e biocombustíveis.

Leia Também:  Queda no preço do trigo aquece mercado de farelo

A sustentabilidade e a eficiência logística, pilares fundamentais para o setor, continuam sendo reforçadas com investimentos em tecnologia e infraestrutura. O desempenho do agronegócio é uma prova de que o Brasil, além de abastecer o mundo, fortalece sua economia e promove o desenvolvimento de suas regiões produtivas.

Fonte: Pensar Agro

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA22/01/2025

Polícia Civil prende em flagrante homem que agrediu e ameaçou companheira em Lucas do Rio Verde

Policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (22), um homem de 28 anos pelos...

POLÍCIA22/01/2025

Polícia Civil lamenta falecimento de irmã do delegado Rodolpho Bandeira

A Polícia Civil de Mato Grosso lamenta o falecimento da médica Pryscilla Garcia Guimarães Bandeira ocorrido na tarde de terça-feira...

POLÍTICA MT22/01/2025

PL de Russi sobre guia informativo com normas e legislações ambientais vai à sanção

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), deve sancionar nos próximos dias o Projeto de Lei Nº 1.753/24 que...

POLÍCIA22/01/2025

Autor de homicídio em Barra do Bugres é preso pela Polícia Civil poucas horas após o crime

O homicídio que vitimou um adolescente, ocorrido no final da tarde de terça-feira (21.1), em Barra do Bugres, foi esclarecido...

POLÍCIA22/01/2025

Mulher é presa pela Polícia Civil por envolvimento com tráfico de drogas em Canarana

Policiais civis da Delegacia de Canarana prenderam, na segunda-feira (20.1), uma mulher que atuava com a venda de drogas no...

POLÍTICA MT22/01/2025

Deputados votam RGA de 2025 e contas do governo referentes a 2023

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram nesta quarta-feira (22), durante sessão plenária, o Ofício 650/2024, do governo do estado, que...

POLÍCIA22/01/2025

Criminoso procurado por diversos crimes é preso pela Polícia Civil em Sorriso

Um foragido da Justiça com diversas passagens criminais foi capturado pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (22.01), em uma ação conjunta...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA