Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

BRASIL

Eventos esportivos movimentam destinos turísticos no Brasil

Publicado em

Viajar para participar ou acompanhar competições esportivas é uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros. Segundo a Revista Tendências do Turismo 2025, do Ministério do Turismo, cerca de 40% dos viajantes com idades de 25 a 34 anos pretendem se deslocar e assistir a eventos do gênero, tanto no próprio Brasil quanto no exterior.

O treinador e atleta Bruno Nogueira é um dos exemplos de quem une turismo e esporte. “Como atleta, já viajei por quase todos os estados do Brasil para participar de eventos esportivos de corrida. Hoje, como treinador, também incentivo essa cultura entre meus alunos, levando-os para competir em diversas provas pelo país”, conta.

Bruno já participou de disputas emblemáticas, como a Volta da Ilha de Florianópolis (SC), com 140 km de percurso, e a desafiadora prova na Serra da Canastra (MG), que envolve 42 km de subida. Ele também destaca torneios tradicionais, a exemplo da Corrida Internacional de São Silvestre (SP), da Corrida da Pampulha (MG), da Corrida Garoto (ES) e da Corrida na Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), que atrai centenas de atletas e turistas.

Leia Também:  MTur incentiva o turismo feminino com tarifas especiais em hotéis por todo o Brasil

Seu próximo destino é a Maratona do Rio de Janeiro (RJ), marcada para 21 de junho deste ano. “Vou aproveitar para fazer turismo também. Quero revisitar pontos turísticos do Rio, onde nasci, e levar meus alunos para conhecer a cidade”, revela Bruno Nogueira.

Advertisement
Saiba Mais

Além das corridas, o calendário nacional de eventos esportivos inclui competições de surfe, ciclismo e mountain bike, que movimentam diversos destinos brasileiros e impulsionam a economia local. Confira algumas das principais realizações programadas:

CALENDÁRIO DE EVENTOS ESPORTIVOS 2025

Corridas:

– Meia Maratona Internacional de Curitiba-PR (15 de junho)

– Maratona Internacional de Foz do Iguaçu-PR (28 de setembro)

Advertisement
Saiba Mais

– Maratona Internacional de Florianópolis-SC (22 de junho)

– Maratona de Salvador-BA (20 e 21 de setembro)

Surfe:

– Etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe: Saquarema-RJ (21 a 29 de junho)

Ciclismo e mountain bike:

Advertisement
Saiba Mais

– Centro-Oeste de BMX Race, em Brasília-DF (28 e 29 de junho)

– Circuito Estrada Real #3 XCC, em Itabirito-MG (04 de julho)

Leia Também:  Feirão do Turismo 2025: inscrições prorrogadas para a Black Friday do setor

– 10ª Corrida de MTB Frio da Serra, em Araruna-PB (13 de julho)

– 4º Desafio de MTB Serra do Teixeira, em Teixeira-PB (17 de agosto)

Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

CNDI: GT apresenta balanço com a conclusão de 11 ações para melhorar competitividade das empresas

Published

on

O Grupo de Trabalho do Custo Brasil, constituído no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), apresentou nesta quarta-feira (11) um balanço com a conclusão de 11 das 44 de ações destinadas a aumentar a produtividade e competitividade da economia brasileira a longo prazo.

Durante a reunião, a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SCPR/MDIC) anunciou a inclusão de três projetos sobre Propriedade Intelectual e Melhoria Regulatória entre as entregas.

“A Agenda de Redução do Custo Brasil parte de instrumentos regulatórios, legais ou infralegais, com o intuito de evitar recorrência excessiva de gastos fiscais ou subsídios”, explicou a secretária da SCPR, Andrea Macera. “São atos normativos sem custos para o Estado, mas que podem modernizar, desburocratizar e dar maior segurança jurídica ao ambiente regulatório”, detalhou.

Para a secretária, a execução dessa agenda garantirá a competitividade do setor produtivo no longo prazo. “Trata-se de uma política de estado que busca reduzir custos sistêmicos, promover previsibilidade regulatória e aumentar a segurança jurídica, de modo a garantir transparência, escuta ativa e acompanhamento da nossa carteira de projetos”, ressaltou.

Advertisement
Saiba Mais

Confira as ações já realizadas para auxiliar a redução do Custo Brasil:

1)       Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD): instrumento de captação mais eficiente e menos oneroso para os bancos de desenvolvimento, permitindo uma ampliação da oferta de crédito em condições mais atrativas.

Leia Também:  Silveira defende democratização do acesso às infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural para reduzir preço do produto no país

2)      Projeto de Lei nº 2.925: trata da transparência em processos arbitrais e do fortalecimento do sistema de tutela privada dos direitos de investidores no mercado de valores imobiliários.

3)      Reforma Tributária sobre consumo: disciplina os principais tributos do novo modelo, com destaque para o Imposto sobre Valor Adicionado – IVA Dual, composto por Imposto sobre Bens e Serviços (substitui ICMS e ISS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (substitui PIS e Cofins).

4)      Projeto de Lei nº 3.278/2021: novo Marco Legal do Transporte Coletivo Urbano; busca garantir maior aderência às demandas atuais do setor e às diretrizes de uma política pública moderna de mobilidade.

Advertisement
Saiba Mais

5)      Debêntures de infraestrutura: Busca ampliar fontes de financiamento para projetos de infraestrutura e inovação tecnológica no país, complementando o modelo já existente de debêntures incentivadas.

6)      Programa Navegue Simples: estabelece conjunto de diretrizes voltadas à modernização do sistema de outorgas do setor portuário brasileiro.

7)      Programa de Financiamento à Exportação (PROEX): aprimoração das condições do programa, com realização de melhorias regulatórias, revisão do prazo máximo de financiamentos nas operações e permissão de desembolso prévio à exportação.

Leia Também:  Sistema Mediador de Negociação Coletiva do Brasil é modelo para a América Latina

8)      Transição energética: Mapeamento de políticas internacionais à transição energética, com elaboração de relatório técnico do Ministério de Relações Exteriores com informações estratégicas sobre estratégias adotadas por 26 países.

9)      Decreto nº 12.153/2024: Remoção de barreiras à entrada de novos investidores no mercado de gás natural.

Advertisement
Saiba Mais

10) Projeto de Lei nº 5.719/2023: Busca viabilizar a retomada das operações de apoio às exportações de serviços, interrompidas desde 2017.

11) Projeto de Lei nº 04/2025: busca aprimorar o sistema geral de garantias da economia brasileira.

Monitoramento

A reunião também contou com a apresentação do Observatório do Custo Brasil, uma plataforma desenvolvida pelo MDIC, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realiza o acompanhamento e avaliação de políticas estratégicas com potencial de reduzir entraves estruturais à competitividade da economia brasileira. O chamado Custo Brasil representa um ônus estimado de R$ 1,7 trilhão por ano, de acordo com estudo realizado pelo MBC em parceria com o MDIC.

Conheça a plataforma neste link

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA12/06/2025

Polícia Civil prende casal que comercializava cocaína batizada em casa no centro de Cuiabá

Um casal que atuava com o comércio de entorpecentes em uma residência localizada no centro de Cuiabá foi preso em...

POLÍCIA12/06/2025

Polícia Civil prende jovem que cometeu roubo e furto em Pontes e Lacerda

A Polícia Civil prendeu em flagrante um jovem de 22 anos, nesta quarta-feira (10.6), suspeito de diversos crimes de roubo...

POLÍTICA MT12/06/2025

Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de...

POLÍTICA MT12/06/2025

Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

ALMT discute isenção de pedágio para pacientes que dependem de hemodiálise e quimioterapia

Em atenção às necessidades dos cidadãos que enfrentam longos deslocamentos para tratar da própria saúde, o deputado estadual e primeiro-secretário...

POLÍTICA MT12/06/2025

Lideranças recorrem a deputados pela reestruturação das carreiras de policiais e bombeiros militares em MT

A valorização e reestruturação das carreiras da Polícia Militar (PMMT) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (BMMT)...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA