Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

BRASIL

MME reafirma o compromisso com a transição energética em evento internacional sobre a COP30

Publicado em

O Ministério de Minas e Energia (MME) reforçou, nesta quinta-feira (5/06), que está comprometido com a transição energética e empenha esforços para ampliar a participação de energias renováveis na matriz energética brasileira. As ações do MME tiveram destaque no evento 3x Renewable, promovido pela Aliança Global de Energias Renováveis (GRA) para lançamento da Coalizão COP 30.

Durante a abertura, o MME foi representado pelo secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Thiago Barral. O secretário destacou: “Não há como pensar em triplicar renováveis e duplicar ganhos de eficiência energética sem que os países se apropriem do planejamento energético e construam sua visão de transição energética, buscando também ampliar os investimentos no setor”.

Nesta semana, o MME liderou o lançamento da Coalizão Global para o Planejamento Energético (CGEP). A iniciativa busca dar suporte aos países para construção de soluções inclusivas, sustentáveis e financeiramente viáveis.

Barral também reforçou o crescimento de energias renováveis na matriz energética brasileira, conforme o Balanço Energético Nacional (BEN), divulgado recentemente. Segundo os dados, 88,2% das fontes de energia elétrica são renováveis, principalmente proveniente da geração eólica e solar.

Advertisement
Saiba Mais

A Coalização COP 30 reúne representantes do setor privado para mobilização sobre a participação do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA).

Leia Também:  Ministério do Turismo e Senac lançam nova rodada de cursos gratuitos com mais de 1.800 vagas

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone(61) 2032-5759 E-mail[email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

CNDI: GT apresenta balanço com a conclusão de 11 ações para melhorar competitividade das empresas

Published

on

O Grupo de Trabalho do Custo Brasil, constituído no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), apresentou nesta quarta-feira (11) um balanço com a conclusão de 11 das 44 de ações destinadas a aumentar a produtividade e competitividade da economia brasileira a longo prazo.

Durante a reunião, a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SCPR/MDIC) anunciou a inclusão de três projetos sobre Propriedade Intelectual e Melhoria Regulatória entre as entregas.

“A Agenda de Redução do Custo Brasil parte de instrumentos regulatórios, legais ou infralegais, com o intuito de evitar recorrência excessiva de gastos fiscais ou subsídios”, explicou a secretária da SCPR, Andrea Macera. “São atos normativos sem custos para o Estado, mas que podem modernizar, desburocratizar e dar maior segurança jurídica ao ambiente regulatório”, detalhou.

Para a secretária, a execução dessa agenda garantirá a competitividade do setor produtivo no longo prazo. “Trata-se de uma política de estado que busca reduzir custos sistêmicos, promover previsibilidade regulatória e aumentar a segurança jurídica, de modo a garantir transparência, escuta ativa e acompanhamento da nossa carteira de projetos”, ressaltou.

Advertisement
Saiba Mais

Confira as ações já realizadas para auxiliar a redução do Custo Brasil:

1)       Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD): instrumento de captação mais eficiente e menos oneroso para os bancos de desenvolvimento, permitindo uma ampliação da oferta de crédito em condições mais atrativas.

Leia Também:  Projetos de pesquisa acadêmica voltados para políticas sobre drogas são apresentados em seminário

2)      Projeto de Lei nº 2.925: trata da transparência em processos arbitrais e do fortalecimento do sistema de tutela privada dos direitos de investidores no mercado de valores imobiliários.

3)      Reforma Tributária sobre consumo: disciplina os principais tributos do novo modelo, com destaque para o Imposto sobre Valor Adicionado – IVA Dual, composto por Imposto sobre Bens e Serviços (substitui ICMS e ISS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (substitui PIS e Cofins).

4)      Projeto de Lei nº 3.278/2021: novo Marco Legal do Transporte Coletivo Urbano; busca garantir maior aderência às demandas atuais do setor e às diretrizes de uma política pública moderna de mobilidade.

Advertisement
Saiba Mais

5)      Debêntures de infraestrutura: Busca ampliar fontes de financiamento para projetos de infraestrutura e inovação tecnológica no país, complementando o modelo já existente de debêntures incentivadas.

6)      Programa Navegue Simples: estabelece conjunto de diretrizes voltadas à modernização do sistema de outorgas do setor portuário brasileiro.

7)      Programa de Financiamento à Exportação (PROEX): aprimoração das condições do programa, com realização de melhorias regulatórias, revisão do prazo máximo de financiamentos nas operações e permissão de desembolso prévio à exportação.

Leia Também:  Novo Caged: País gerou 431.995 empregos formais em fevereiro

8)      Transição energética: Mapeamento de políticas internacionais à transição energética, com elaboração de relatório técnico do Ministério de Relações Exteriores com informações estratégicas sobre estratégias adotadas por 26 países.

9)      Decreto nº 12.153/2024: Remoção de barreiras à entrada de novos investidores no mercado de gás natural.

Advertisement
Saiba Mais

10) Projeto de Lei nº 5.719/2023: Busca viabilizar a retomada das operações de apoio às exportações de serviços, interrompidas desde 2017.

11) Projeto de Lei nº 04/2025: busca aprimorar o sistema geral de garantias da economia brasileira.

Monitoramento

A reunião também contou com a apresentação do Observatório do Custo Brasil, uma plataforma desenvolvida pelo MDIC, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realiza o acompanhamento e avaliação de políticas estratégicas com potencial de reduzir entraves estruturais à competitividade da economia brasileira. O chamado Custo Brasil representa um ônus estimado de R$ 1,7 trilhão por ano, de acordo com estudo realizado pelo MBC em parceria com o MDIC.

Conheça a plataforma neste link

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA12/06/2025

Polícia Civil prende casal que comercializava cocaína batizada em casa no centro de Cuiabá

Um casal que atuava com o comércio de entorpecentes em uma residência localizada no centro de Cuiabá foi preso em...

POLÍCIA12/06/2025

Polícia Civil prende jovem que cometeu roubo e furto em Pontes e Lacerda

A Polícia Civil prendeu em flagrante um jovem de 22 anos, nesta quarta-feira (10.6), suspeito de diversos crimes de roubo...

POLÍTICA MT12/06/2025

Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de...

POLÍTICA MT12/06/2025

Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

ALMT discute isenção de pedágio para pacientes que dependem de hemodiálise e quimioterapia

Em atenção às necessidades dos cidadãos que enfrentam longos deslocamentos para tratar da própria saúde, o deputado estadual e primeiro-secretário...

POLÍTICA MT12/06/2025

Lideranças recorrem a deputados pela reestruturação das carreiras de policiais e bombeiros militares em MT

A valorização e reestruturação das carreiras da Polícia Militar (PMMT) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (BMMT)...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA