Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

ECONOMIA

Guedes minimiza troca na Petrobras: ‘O conselho define os preços’

Publicado em

source
Guedes vê turbulência do mercado com troca da Petrobras como precipitada
Washington Costa/ASCOM ME
Guedes vê turbulência do mercado com troca da Petrobras como precipitada

O ministro da Economia, Paulo Guedes, minimizou a troca na presidência da Petrobras e afirmou que a política de preços dos combustíveis é definida pelo conselho da estatal. A declaração foi dada nesta terça-feira (24) aos jornalistas no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Na segunda-feira (23), o governo federal anunciou a demissão de José Mauro Coelho do comando da estatal após 40 dias no cargo. Para o lugar de Coelho, o governo escolheu Caio Paes de Andrade, aliado de Guedes e do ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida e membro dos conselhos de administração da PPSA (Pré-Sal Petróleo) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Essa é a terceira troca na presidência da empresa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Advertisement
Saiba Mais

A mudança acontece em meio à pressão contra o Palácio do Planalto pela alta no preço dos combustíveis e o medo de que os reajustes impactem na campanha de Bolsonaro. Especialistas acreditam que a troca não deve surtir o efeito esperado pela ala governista e novos reajustes são esperados pela próxima semana.

Leia Também:  Guedes admite fundo para diesel em caso de prolongação da guerra

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Ao ser questionado sobre a mudança na estatal, Guedes optou por não comentar o nome de Paes de Andrade para o comando da estatal. No entanto, o ministro ressaltou que a política de preços dos combustíveis é uma decisão do conselho de administração da empresa.

“O presidente escolhe o ministro. O ministro escolhe o presidente da Petrobras, e o conselho [confirma]. O conselho escolhe o CEO e a diretoria. E eles definem a política de preços”, afirmou o ministro.

Guedes ainda disse que a reação do mercado após a demissão foi “certamente” precipitada. As ações da estatal apresentam queda de 4% no Ibovespa, enquanto na Bolsa de Nova York a queda se aproxima dos 5%.

Leia Também:  Lula e equipe querem alternativa para preço dos combustíveis

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ECONOMIA

Vereadores de SP aprovam 1ª votação da privatização da Sabesp

Published

on

A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17), em primeira votação, o projeto de lei que possibilita a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pelo abastecimento de água. Foram 36 votos favoráveis e 18 contrários.

O Projeto de Lei 163 de 2024 altera a legislação municipal e autoriza a capital paulista a aderir à privatização e manter os contratos com a companhia, uma vez sob comando da iniciativa privada. Ainda não há data prevista para a segunda votação, que será definitiva.

Entre os defensores do projeto, o vereador Sidney Cruz (MDB) argumentou que, com a transferência da empresa para a iniciativa privada, a universalização do saneamento básico deverá ocorrer até 2029 e beneficiar milhares de pessoas. 

“Essas famílias que vivem em volta da represa Billings e da represa Guarapiranga, essas famílias sem água potável, não dá. E eu tenho certeza que todos que estão aqui sabem que é verdade o que eu estou falando”, disse.

Leia Também:  Clínica brasileira busca popularizar botox para as classes B e C

Já a vereadora do PT, Luna Zarattini, criticou a privatização da companhia e citou como exemplo a transferência à iniciativa privada da administração da Companhia de Águas do Rio de Janeiro. “A privatização não vai melhorar os serviços e tampouco vai diminuir as tarifas. Muito pelo contrário, depois de privatizada, aumentou o número de reclamações sobre a Águas do Rio e diminuiu o tratamento de esgoto”, afirmou, acrescentando que o projeto não é claro se as tarifas de água serão mais baratas com a medida. 

Advertisement
Saiba Mais

Na esfera estadual, o projeto de lei da privatização da Sabesp já foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em dezembro de 2023. No mesmo mês, foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas.

Atualmente, metade das ações da Sabesp está sob controle privado, sendo que parte é negociada na bolsa de valores B3 e outra parte na Bolsa de Valores de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O governo de São Paulo é o acionista majoritário, com 50,3% do controle da empresa. O projeto, já aprovado na Alesp, prevê a venda da maior parte dessas ações, com o governo mantendo poder de veto em algumas decisões.

Leia Também:  Colegiado da Eletrobras define novo presidente da empresa

Em 2022, a empresa registrou lucro de R$ 3,1 bilhões e seu valor de mercado chegou a R$ 39,1 bilhões. Atualmente, a companhia atende 375 municípios e tem 28 milhões de clientes. 

Fonte: EBC Economia

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA17/04/2024

Vem aí o FETRAN 2024: Educação, Arte e Diversão no Trânsito!

No próximo dia 18 de abril, terão início as inscrições para a 19ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito...

POLÍCIA17/04/2024

Polícia Militar prende suspeito por estupro de vulnerável contra duas irmãs de 5 anos

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam, na madrugada desta quarta-feira (17.04), suspeito por estupro de vulnerável contra duas irmãs de...

POLÍCIA17/04/2024

Polícia Civil prende autores de homicídio de trabalhador de fazenda em Paranatinga

Um grave homicídio que vitimou o trabalhador de uma fazenda no município de Paranatinga foi esclarecido pela Polícia Civil, na...

POLÍCIA17/04/2024

PM realiza formatura de 509 alunos do 32º Curso de Formação de Soldados nesta quinta-feira (18)

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na noite desta quinta-feira (18.04), a formatura dos 509 alunos da 32ª Turma...

POLÍCIA17/04/2024

Polícia Militar e PRF apreendem 300 quilos de drogas escondidos em caminhão em Confresa

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 300 quilos de drogas, entre substâncias como...

POLÍCIA17/04/2024

Polícia Civil cumpre 12 mandados contra organização criminosa em Barra do Garças

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, deflagrou nesta manhã de quarta-feira (17.04),...

POLÍTICA MT17/04/2024

Personalidades recebem honrarias e títulos de cidadão mato-grossense na ALMT

A busca por oportunidades conduziu a Mato Grosso muitos dos cidadãos presentes na sessão especial realizada na noite de terça-feira...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA