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EDUCAÇÃO

MEC debate planos decenais de educação em Goiás e Tocantins

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizou, simultaneamente, em Goiânia (GO) e Palmas (TO), o Encontro de Cooperação Técnica Planos Decenais de Educação. A iniciativa faz parte da estratégia para disseminar a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e realizar oficinas para promover a formação e a vivência dos participantes em relação à metodologia de elaboração dos planos e às ferramentas e painéis de consulta de dados educacionais.  

O encontro reuniu representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). Também participaram técnicos e dirigentes das secretarias estaduais e municipais de educação; conselheiros estaduais e municipais de educação; e representantes estaduais e municipais dos fóruns de educação.  

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“Foram quatro dias de muita dedicação e envolvimento dos participantes. A minha avaliação é que a discussão foi muito rica, e pudemos ver o compromisso de todos os atores e entidades representadas com o processo de elaboração dos planos decenais de educação”, disse a diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino do MEC, Maria Selma Rocha. 

Ela destacou a importância de se ter rigor metodológico combinado com uma participação social verdadeiramente democrática, de forma que os segmentos possam contribuir com o debate e trocar experiências entre si. “A perspectiva agora é que, terminado o encontro, o processo de cooperação técnica iniciado pelo MEC continue por meio da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação, que está sendo estabelecida, contando também com a plataforma digital Cooperação PNE, na qual os conteúdos abordados nas oficinas do encontro ficarão disponíveis”, completou. 

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Para a coordenadora-geral de Articulação com os Sistemas de Educação do MEC, Alessandra Assis, os planos decenais de educação são instrumentos de planejamento de grande relevância para a garantia da educação como direito fundamental, conforme previsto na Constituição Federal. “A metodologia de elaboração do novo PNE, compartilhada e vivenciada com os participantes neste encontro, sugere uma construção participativa, democrática e intersetorial, envolvendo os diversos segmentos e setores da sociedade, a partir do diagnóstico de cada realidade para definir novos objetivos, metas e estratégias para o futuro do país. Daí a importância da cooperação entre União, estados e municípios para se alcançar as metas estabelecidas e superar os desafios hoje enfrentados”. 

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ContextoEm 2024, a Sase já havia realizado o Encontro Nacional de Estratégia para Cooperação Técnica Planos Decenais de Educação, além de cinco encontros regionais de cooperação técnica para apresentar a proposta do novo PNE. O intuito foi planejar o processo de elaboração dos planos estaduais e distrital de educação para o próximo decênio e discutir uma proposta da rede de apoio técnico para elaboração dos novos planos de educação.  

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Cumprida essa etapa, a secretaria deu início ao processo de apoio aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal para elaboração ou adequação de seus planos de educação. O encontro deu ênfase à importância do planejamento e da proposta metodológica do novo PNE e apresentou o guia, os passos metodológicos que devem ser seguidos e as ferramentas de consulta a dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contextualizadas para cada unidade da federação.  

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Novo PNE – Em 2024, o Governo Federal, por meio do MEC, enviou para o Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 2.614, de 2024, que propõe o PNE para o próximo decênio. O processo de elaboração da proposta aconteceu com ampla participação social, contando com contribuições apresentadas pela Conferência Nacional de Educação (Conae) em janeiro de 2024, coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Além disso, foram consideradas contribuições de entidades representativas de secretarias estaduais e municipais, conselhos estaduais e municipais de educação, comissões de educação da Câmara e do Senado, secretarias e autarquias do MEC e Conselho Nacional de Educação (CNE).  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase 

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Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

PDDE Equidade: saiba previsão de investimento por estado

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O MinistériodaEducação (MEC)divulgou a previsão de investimentos para o Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Equidade, que está em período de adesão para redes de ensino até o dia 6dejunho.A iniciativa busca melhorar a qualidade da oferta do ensino e a infraestrutura física e pedagógica de escolasda educação básica,com atenção àquelas em situação de maior vulnerabilidade. Até 2026, o programa vairepassar R$ 1,3 bilhãoa unidades de ensino de todooBrasil.  

A previsão para este ano é de um repasse de R$ 378,5 milhões para os 26 estados e o Distrito Federal. O maior volume de recursos irá para a região Nordeste (R$ 234,9 milhões), seguida pelo Norte (R$ 85,4 milhões); Sudeste (R$ 43,2 milhões); Centro-Oeste (R$ 12,3 milhões); e Sul (R$ 2,6 milhões). 

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Conheça a previsão de investimentos para cada estado: 

Estado 
Orçamento 
AC 
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R$ 5.027.310,00 

AL 

R$ 13.274.770,00 

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AM 

R$ 23.917.870,00 

AP 

R$ 4.108.510,00 

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BA 

R$ 46.626.050,00 

CE 
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R$ 40.294.280,00 

DF 

R$ 368.750,00 

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ES 

R$ 5.743.070,00 

GO 

R$ 4.970.810,00 

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MA 

R$ 53.480.930,00 

MG 
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R$ 23.913.210,00 

MS 

R$ 3.415.360,00 

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MT 

R$ 3.566.060,00 

PA 

R$ 42.931.570,00 

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PB 

R$ 20.022.000,00 

PE 
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R$ 18.610.460,00 

PI 

R$ 23.771.080,00 

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PR 

R$ 1.306.650,00 

RJ 

R$ 6.603.500,00 

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RN 

R$ 6.419.630,00 

RO 
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R$ 2.422.750,00 

RR 

R$ 2.763.940,00 

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RS 

R$ 776.480,00 

SC 

R$ 585.750,00 

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SE 

R$ 12.454.860,00 

SP 
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R$ 6.952.140,00 

TO 

R$ 4.252.020,00 

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Elegíveis Dos 5.570 municípios brasileiros, 3.039 possuem escolas elegíveis para receber os recursos do PDDE Equidade. Ao todo, 27.543 unidades escolares do país cumprem os requisitos do programa. Em oito estados, 100% das escolas poderão ser contempladas (Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Roraima e Sergipe). 

Os valores que cada unidade recebevariamconforme o número de estudantes e o programa aderido. Há distinção entre recursos de custeio, que incluem despesas operacionais erecursos de capital, que englobam investimentos em bens duráveis e infraestrutura.  

OPDDEEquidade tem como objetivos estratégicosaprimorar as condições de oferta, ainfraestrutura física e as práticas pedagógicas das escolas;promover a equidade, a inclusãoe a superação das desigualdades educacionais;e reconhecer as diversidades.  

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Critérios –Para participar do programa, é preciso que a escola tenha uma Unidade Executora Própria (UEx) e esteja listada como elegível pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.A lista de escolas aptas está disponível na página doPDDE Equidade. Os critérios técnicos e orçamentários usados para a seleção dessas unidades de ensino podem ser consultados no Anexo I da Resolução nº 17/2025, que regulamenta esse ciclo do programa.  

A adesão ao programa pode ser realizada pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), em duas etapas: adesão pelas secretariasestaduaisemunicipaisde educação(Entidades ExecutorasEEx)eadesão dasUExrepresentativas das escolas indicadas pelaSecadi. 

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Modalidades –O PDDE Equidade é composto por três grandes frentes: PDDE Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), que apoia a educação especial inclusiva; PDDE Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas, que promove melhorias estruturais nessas unidades; e PDDE Diversidades, que visa à implementação das diretrizes curriculares nacionais em dez linhas temáticas.  

Nesse ciclo, os recursos se destinam às modalidades: educação especial; educação do campo; educação escolar indígena; educação escolar quilombola; educação para as relações étnico-raciais; educação bilíngue de surdos; e educação de jovens de adultos. 

 

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações daSecadi 

Fonte: Ministério da Educação

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