Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

EDUCAÇÃO

MEC investe em ações de inovação e empreendedorismo

Publicado em

O III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), que ocorreu no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), de 10 a 12 de junho, promoveu um espaço estratégico de discussões sobre as práticas inovadoras e as iniciativas empreendedoras na formação técnica. Foram três dias de apresentações e trocas de experiências que evidenciaram o compromisso do Ministério da Educação (MEC) com o fortalecimento de políticas que articulam conhecimento, transformação social e avanços tecnológicos.  

No último dia de evento, esta quinta-feira (12), foram discutidos os ambientes de inovação e empreendedorismo, o futuro do trabalho e os espaços makers. O evento é um reflexo do investimento do MEC na educação profissional e tecnológica (EPT) nestas áreas. 

Advertisement
Saiba Mais

Nós temos ações em todo o Brasil de empreendedorismo e inovação e essas iniciativas são executadas em toda a educação profissional e tecnológica”, explicou a coordenadorageral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica, Marcela Paes. 

Ainda segundo ela, o MEC por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), abriu uma chamada com o objetivo de ajudar a desenvolver novas Indicações Geográficas (IGs) no país, com o apoio dos ambientes de inovação dos Institutos Federais. “Dessa forma conseguimos auxiliar cooperativas e associações, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões”, concluiu Paes. 

Leia Também:  Câmara debate participação e gestão democrática na educação

Assistec Inova  O MEC promove assistência técnica, via o projeto Assistec Inova, às instituições ofertantes de cursos da EPT. A iniciativa permite que os ambientes de inovação se estruturem para atender às demandas da comunidade externa, do setor produtivo e da própria instituição com foco em ações de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. 

Advertisement
Saiba Mais

Inovação  Conectando inovação e desenvolvimento nacional, a Setec já mapeou mais de 630 ambientes de inovação nas redes estaduais e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sendo 286 espaços makers, 218 incubadoras de empresas, 114 empresas juniores e 14 Polos de Inovação. Esses ambientes de inovação são complementares ao aprendizado adquirido em sala de aula, ampliando o conhecimento dos participantes com iniciativas práticas. 

Polos  Os polos de inovação, que promovem investigação, desenvolvimento e inovação, geraram mais de R$ 226 milhões de investimento no setor produtivo entre 2023 e 2024, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), envolvendo mais de cinco mil estudantes nos projetos. 

Advertisement
Saiba Mais
Leia Também:  MEC anuncia programa de aceleração da inovação tecnológica

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reúne hoje 14 polos de inovação, que aceleram a transmissão de tecnologia e conhecimento e conectam o meio acadêmico às instituições de investigação e as empresas. Nos polos, os estudantes têm contato direto com o setor produtivo, aprendendo a empreender, inovar e desenvolver pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). 

Rede Integra Iniciativa que centraliza dados de pesquisa, inovação e parcerias de todo o Brasil. A plataforma tem como objetivo ser uma vitrine tecnológica das ações de inovação e empreendedorismo da Rede Federal para o setor produtivo, ligando professores, técnicos e estudantes ao mundo do trabalho. 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informaçõesdaSetec   

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais
Advertisement

EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o Enamed

Published

on

Começou, nesta segunda-feira, 7 de julho, o período de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os concluintes de graduação em medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e os demais interessados têm até 18 de julho para se inscrever, exclusivamente, por meio do Sistema Enamed. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas no dia 19 de outubro. 

As provas considerarão conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e, de maneira interdisciplinar, da área de saúde mental. A avaliação será baseada nos critérios definidos para o Enade, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os normativos e as legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes à área médica. 

Leia Também:  PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

Ao todo, serão 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com quantidade idêntica para cada uma das áreas da medicina abordadas. Também comporão o exame: questionário para o estudante concluinte do curso de medicina inscrito no Enade e questionário contextual para os demais participantes, ambos de preenchimento obrigatório, e questionário de percepção de prova.  

Quem participa – A participação no Enamed é obrigatória para quem estiver habilitado e inscrito no Enade pelo coordenador do curso como concluinte de graduação em medicina. Podem participar, ainda, de forma voluntária, os demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare), previsto na Portaria MEC n.º 329, de 23 de abril de 2025, nos termos do Edital n.º 03/2025, publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC. 

Advertisement
Saiba Mais

As regras para os processos de seleção e ingresso aos programas de residência médica, no âmbito do Enare, também estão presentes no Edital n.º 03/2025.  

Leia Também:  Webinário apresenta resultados do ProAPI

Confira os principais objetivos do Enamed: 

  • Avaliação da formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas DCNs. 
  • Apoio à melhoria dos cursos: fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no Brasil. 
  • Aprimoramento da seleção para a residência médica: unificar a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência. 
  • Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no SUS. 
  • Unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil prende homem suspeito de agredir e ameaçar companheira

Um homem de 34 anos foi preso, em flagrante, pela Polícia Civil suspeito de ameaçar e agredir com uso de...

POLÍTICA MT07/07/2025

Decreto legislativo susta convênio do governo do estado com Capital Consig

Decreto legislativo que susta os efeitos do convênio do governo do estado que autorizou a empresa Capital Consig a realizar...

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva

Um homem, de 55 anos, foi preso pela Polícia Civil por descumprimento de medida protetiva. A prisão ocorreu neste domingo...

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil prende suspeito de matar vítima por vingança pessoal

Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia Civil suspeito de matar uma pessoa a golpes de faca. O...

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil forma 125 policiais que reforçarão o combate à criminalidade em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (7.7), a formatura de 125 novos policiais civis, entre...

POLÍCIA07/07/2025

Vigia Mais MT auxilia na recuperação de três veículos no fim de semana em MT

As câmeras do programa Vigia Mais MT, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), auxiliou na recuperação de...

POLÍTICA MT07/07/2025

Wilson Santos celebra investimentos para 136 municípios com o Novo PAC Saúde

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, nesta segunda-feira (7), de evento promovido pelo ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA),...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA