Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

ESPORTES

Programa do MEsp será apresentado na ONU nesta terça-feira (10) como exemplo global de inclusão pelo esporte

Publicado em

Em São Luís do Maranhão, a rotina de Daniel Araújo, de 12 anos, mudou completamente. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o garoto encontrou no futsal uma nova motivação. “Hoje ele tem uma rotina que não tinha antes. O programa mudou a vida dele. É o único dia em que ele não reclama de fazer as atividades, e isso me tranquiliza como mãe”, diz emocionada Madelon Araújo, que acompanha de perto cada progresso do filho. “A forma como é feito o atendimento, o acolhimento, o esporte e o cuidado com ele… tudo me encanta.”

Experiências como a de Daniel são cada vez mais comuns entre os beneficiários do programa TEAtivo, uma iniciativa pioneira do Ministério do Esporte voltada à inclusão de pessoas com autismo por meio da prática esportiva.

Agora, esse exemplo brasileiro de política pública inclusiva ganhará visibilidade internacional. Entre os dias 10 e 12 de junho de 2025, o programa será apresentado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, durante a 18ª Conferência dos Estados-Partes da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento contará com um subtema dedicado a formas alternativas de fomento a programas para pessoas com deficiência, exatamente o cenário em que o TEAtivo se destaca.

Leia Também:  Brasil conquista o heptacampeonato da Copa do Mundo de Futebol de Areia 

“O Brasil vai mostrar ao mundo como é possível investir em inclusão por meio do esporte. Estamos trabalhando para expandir o TEAtivo por todas as regiões do Brasil. Os núcleos oferecem modalidades adaptadas como capoeira, futebol, natação e atletismo. Essa capilaridade inicial e o número de beneficiários diretos demonstram a escala e o impacto positivo que o programa já alcança em um curto período de tempo”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca.

Advertisement
Saiba Mais
Madelon e o filho Daniel.Foto: Divulgação Apae Brasil
Madelon e o filho Daniel.Foto: Divulgação Apae Brasil

A proposta do TEAtivo, executado em 11 núcleos no Nordeste e com quase 3.000 mil beneficiários diretos, é simples e ao mesmo tempo revolucionária, utilizar o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento global e construção da cidadania. O projeto da Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, conta com o apoio da Apae Brasil na execução em 10 núcleos, espalhados pela região.

O evento em Nova York reunirá autoridades brasileiras e francesas, representantes de organizações internacionais como o UNICEF, e especialistas da sociedade civil, com o objetivo de debater mecanismos inovadores para financiar o esporte inclusivo e garantir o direito ao esporte para pessoas com deficiência.

Leia Também:  Falta menos de um mês para realização da Timão Run 2022

Segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, 2,4 milhões de brasileiros têm diagnóstico de TEA, número que representa 1,2% da população. Para Fufuca, o TEAtivo reforça o papel do Brasil como protagonista global em políticas inclusivas. “Estamos promovendo resultados expressivos na socialização, no comportamento e no desenvolvimento dessas crianças. O programa melhora a qualidade de vida das pessoas com autismo.”

Mais que números, são histórias como as de Daniel e tantos outros meninos e meninas espalhados pelo Brasil que traduzem o real valor do TEAtivo um programa que transforma o esporte em caminho de inclusão, autonomia e dignidade para a pessoa com deficiência e que agora será apresentado ao mundo.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ESPORTES

O Governo Federal quer saber: que Brasil você deseja para os próximos 25 anos?

Published

on

O prazo para respostas à consulta pública para formulação da Visão de Futuro da Estratégia Brasil 2050 e identificação dos desafios prioritários do Brasil foi prorrogado até 22 de junho, na plataforma Brasil Participativo. A pesquisa Que Brasil Queremos nos Próximos 25 anos? foi elaborada pela Secretaria Nacional de Planejamento, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em articulação com a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O documento intulado “Análise retrospectiva e situacional” menciona o esporte no “Eixo 1 – Desenvolvimento social e garantia de direitos”, conforme destacado a seguir: “O Brasil ainda convive com enormes desafios relacionados à pobreza e à desigualdade social, a serem enfrentados por políticas diversas – de combate à fome e de seguridade social (saúde, previdência e assistência), de trabalho e renda, de educação e esporte, de desenvolvimento urbano e de segurança pública, considerando temas de equidade de gênero, igualdade racial, direitos de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e população em situação de rua.”

Já na “Síntese executiva dos estudos temáticos”, ainda que não mencionado de forma explícita, o esporte – enquanto política pública transversal – pode contribuir para o desenvolvimento social e a garantia de direitos (Eixo 1), ao articular-se com áreas como educação, saúde, assistência social, cultura e segurança pública.

Leia Também:  Vasco empata por 2 a 2 com o Bangu pelo Carioca

“Sua prática promove inclusão social, autonomia e formação cidadã, sendo especialmente relevante para populações em situação de vulnerabilidade, como jovens negros, mulheres, pessoas com deficiência e moradores de periferias. Ao se integrar a estratégias de permanência escolar, o esporte ajuda a combater a evasão e a falta de motivação, fatores que comprometem a educação básica. No campo da saúde, colabora com a prevenção de doenças crônicas e o bem-estar mental, reduzindo pressões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Também pode fomentar a equidade de gênero e racial, ao garantir espaços seguros e acessíveis para meninas, mulheres e pessoas LGBTQIA+, ampliando sua participação e visibilidade social”, afirma o chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Daniel Piza.

Advertisement
Saiba Mais

Os brasileiros poderão escolher os atributos do país que desejam e os desafios que devem nortear o debate público e o planejamento governamental nas próximas décadas. Os resultados serão analisados e consolidados pelo MPO e divulgados no portal da Estratégia Brasil 2050 e na Plataforma Brasil Participativo.

Diálogos Nacionais da Estratégia Brasil 2050

O levantamento é um planejamento nacional de longo prazo, denominado Estratégia Brasil 2050, que busca integrar e harmonizar planos setoriais e regionais, proporcionando maior previsibilidade na atuação governamental, melhora do ambiente de negócios e aumento da transparência.

Leia Também:  Palmeiras bate o Ceará fora e defende liderança

O ano de 2050 foi escolhido como referência por ser um marco intermediário do século e por estar alinhado com as metas globais de neutralidade de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a previsão de uma inversão na pirâmide etária brasileira até 2050 exige ajustes significativos nas políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação e trabalho.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA12/06/2025

Polícia Civil prende casal que comercializava cocaína batizada em casa no centro de Cuiabá

Um casal que atuava com o comércio de entorpecentes em uma residência localizada no centro de Cuiabá foi preso em...

POLÍCIA12/06/2025

Polícia Civil prende jovem que cometeu roubo e furto em Pontes e Lacerda

A Polícia Civil prendeu em flagrante um jovem de 22 anos, nesta quarta-feira (10.6), suspeito de diversos crimes de roubo...

POLÍTICA MT12/06/2025

Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de...

POLÍTICA MT12/06/2025

Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

ALMT discute isenção de pedágio para pacientes que dependem de hemodiálise e quimioterapia

Em atenção às necessidades dos cidadãos que enfrentam longos deslocamentos para tratar da própria saúde, o deputado estadual e primeiro-secretário...

POLÍTICA MT12/06/2025

Lideranças recorrem a deputados pela reestruturação das carreiras de policiais e bombeiros militares em MT

A valorização e reestruturação das carreiras da Polícia Militar (PMMT) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (BMMT)...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA