Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Capacitações da CGE superam 24 mil pessoas em três anos

Publicado em


As capacitações promovidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), entre os anos de 2019 e 2021, alcançaram 24.398 pessoas. O quantitativo atingido envolve o público de capacitações presenciais e o que acompanhou ao vivo as capacitações online. Ao considerar os treinamentos virtuais cujas gravações estão disponíveis no canal da CGE no YouTube, o alcance foi 86.070, total de visualizações dos vídeos até o momento.

Em três anos, foram realizados 112 cursos como parte do “Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz”. As capacitações foram voltadas aos servidores públicos estaduais e de outros poderes e esferas, ao controle social e às pessoas jurídicas contratadas ou com interesse em estabelecer negócios com o Poder Executivo Estadual. 

Os temas das capacitações envolveram todas as áreas de atuação da CGE: Ouvidoria, Transparência, Controle Interno, Corregedoria e Integridade. Alguns dos temas foram: Formação de Preços de Referência nas Aquisições Públicas, Os Desafios da Ouvidoria Pública, Programas de Integridade e Compliance nas Contratações Públicas, Tomada de Contas Especial, Concessão de Diárias, Cessão de Servidor, Fiscalização de Obras Rodoviárias com Drones etc.

Advertisement
Saiba Mais

Destaque para os 44 treinamentos dos servidores estaduais para uso do Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc). A série sobre o Sigadoc, realizada entre 06 de outubro e 15 de dezembro de 2021, simultaneamente pelo Google Meet e pelo YouTube, alcançou 17.105 servidores dos 36 órgãos/entidades estaduais. Os vídeos das 44 capacitações já tiveram 56.316 visualizações até o momento no canal da CGE no YouTube.

Leia Também:  O Empoderamento das Mulheres no Empreendedorismo: Desafios e Conquistas em MT

Outra capacitação de destaque foi a Conferência contra a Corrupção, realizada de forma virtual em dezembro de 2021 em referência ao Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento contou com a participação de especialistas de renome nacional e local para abordar o controle, a integridade e a governança como instrumentos de prevenção e combate à corrupção.

A conferência foi acompanhada ao vivo por quase 400 espectadores, entre servidores públicos e pessoas jurídicas que se relacionam com o Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Os vídeos do evento tiveram quase 2 mil acessos até o momento no YouTube.

Prevenção

A realização de capacitações é uma das prioridades da CGE como parte da vertente preventiva de atuação. Prova disso é a institucionalização do “Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz” como ação permanente de treinamentos dos servidores públicos estaduais, do controle social e dos fornecedores para promover a integridade e o aperfeiçoamento da gestão pública.

Advertisement
Saiba Mais

“Cada vez mais temos nos preocupado em assessorar, orientar e capacitar os agentes públicos estaduais para aplicar com mais eficácia e eficiência o dinheiro público. Não somente em termos das melhores práticas de formalização de processos, mas também no sentido de auxiliá-los a executarem as políticas públicas de forma efetiva”, destaca o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Leia Também:  Operação Lei Seca prende 11 pessoas em Cuiabá e Várzea Grande neste fim de semana

Desde que o “Programa CGE ORIENTA” foi lançado, em 2019, a cada ano a Controladoria define e divulga calendário de treinamentos com base no histórico de fragilidades identificadas nas atividades administrativas dos órgãos/entidades estaduais, na análise de informações nas áreas de Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria e em demandas das organizações estaduais.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais

Advertisement

MATO GROSSO

Governo de MT e prefeituras definem ações emergenciais para atender famílias atingidas pelas chuvas em Rio Branco e Salto do Céu

Published

on

A Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) se reuniram com representantes das Prefeituras de Rio Branco e Salto do Céu, nesta quarta-feira (15.1), e definiram ações emergenciais para atender as famílias atingidas pelas chuvas intensas nos municípios.

Foi definido que os municípios irão decretar situação de emergência, para facilitar o acesso aos recursos para a recuperação dos danos provocados pelas enchentes, e a continuação do levantamento das necessidades dos municípios.

A reunião ocorreu na Câmara dos Vereadores de Rio Branco, e contou com a participação de membros do Ministério Público, representantes da Assembleia Legislativa e outras autoridades locais.

Durante a tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil também entregou 100 colchões, 100 kits dormitório, 80 caixas d’água, além de rolos de lonas e roupas para as famílias atingidas em Rio Branco. Em razão das chuvas, 28 pessoas ficaram desabrigadas. O município já conta com um abrigo temporário para atender as famílias.

Advertisement
Saiba Mais

Também foram entregues 20 colchões, 20 kit dormitório, 20 caixas d’água, 2 rolos de lonas, além de doações de roupas no município de Salto do Céu. Por lá, 60 pessoas foram impactadas pelas chuvas. Não há pessoas desabrigadas.

Leia Também:  Cinco pessoas são presas pela PM por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo

Levantamento preliminar da Defesa Civil, realizado em conjunto com as Coordenadorias Municipais, aponta que ao menos 5 estruturas ficaram danificadas em razão das chuvas em Rio Branco, e 9 em Salto do Céu.

O levantamento de danos segue nos próximos dias.

Auxílio emergencial

Além das doações entregues pela Defesa Civil, o Governo de Mato Grosso vai enviar, nesta quinta-feira (16), 230 cestas de alimentos, 230 kits de higiene e limpeza, 230 filtros de água e 250 cobertores para atender as famílias de Salto do Céu e Rio Branco.

Advertisement
Saiba Mais

O Corpo de Bombeiros, Ciopaer, Polícia Militar e Defesa Civil seguem em atendimento aos municípios.

Monitoramento

Em razão das chuvas, a Defesa Civil também monitora os municípios de Barra do Bugres, Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Nortelândia.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT15/01/2025

Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu

Após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, na região Oeste, o presidente...

POLÍTICA MT15/01/2025

Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT

A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de...

POLÍTICA MT15/01/2025

Botelho destaca participação da ALMT na 40ª Corrida de Reis

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado Eduardo Botelho, reforça seu compromisso com...

POLÍTICA MT15/01/2025

Botelho propõe instalação de telas de proteção em passarelas e viadutos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) discutirá, nas próximas sessões, o Projeto de Lei 1842/2024, de autoria do presidente...

POLÍTICA MT15/01/2025

ALMT aprova Projeto de Lei que endurece o rigor nos presídios de segurança máxima

Após intensa discussão sobre aumento do rigor na fiscalização nas unidades prisionais do Estado, os deputados da Assembleia Legislativa de...

POLÍCIA15/01/2025

Jovem investigado por homicídio em Alto Paraguai é preso no interior de SP

O autor de um homicídio ocorrido há quase dois anos, na cidade de Alto Paraguai, foi preso nesta quarta-feira (15.01),...

POLÍCIA15/01/2025

Polícia Civil prende homem que descumpriu medida protetiva

Policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde cumpriram nesta quarta-feira (15) a prisão de um homem de 35 anos...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA