O crescimento do restaurante Galeto Cuiabano não seria possível sem o apoio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT. A trajetória de sua proprietária, a empresária Lorenna Bezerra, é acompanhada desde a sua abertura em 2014. Pela terceira vez, o órgão apoia o estabelecimento com crédito para a temporada das festas de fim de ano.
Antes de abrir as portas, o restaurante passou por um estudo de mercado que a levou até sua especialidade – o galeto. Ele foi fundado com a intenção de resgatar a nostalgia daqueles que vinham do sul e sudeste do país. Em sua jornada de crescimento e descoberta, a empresária Lorenna Bezerra conheceu a Desenvolve MT, que fomenta a economia no Estado por meio de investimento no empreendedorismo.
O crédito veio pela primeira vez quando Lorenna abriu o restaurante. O segundo momento em que a empreendedora buscou a Desenvolve MT foi quando mudou de endereço. No início, o estabelecimento estava em um local que oferecia 85 lugares e, cerca de quatro anos e meio depois, houve uma mudança para a localização atual que comporta 200 pessoas.
O terceiro investimento se deu neste ano. O foco da empresária era a melhoria de sua cozinha. “Agora, eu refiz a captação para reformas desse prédio para modernizar e colocar equipamentos novos. Eu recomendo a agência sempre que alguém trata comigo ou precisa de investimento. Eu explico como funciona e indico por que é um investimento fácil”, comentou a empresária.
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Com uma equipe de dez mulheres e um homem, o estabelecimento ganhou também novos focos. Entre eles, está a venda de ceias natalinas. Por meio das festas de fim de ano, a empresária viu uma oportunidade e aprimorou seu negócio com vendas de refeições para famílias grandes e pequenas, que não precisam se preocupar com o preparo das refeições. Os pratos são adaptados e personalizados conforme os pedidos.
“Desde o primeiro momento que eu decidi fazer a ceia teve uma boa aceitação, tem clientes que já tem cinco anos com a gente”, contou.
Uma pesquisa sobre Intenções de Compra para o Natal de 2024, divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), apontou que 15,9% dos entrevistados disseram que vão adquirir produtos para a ceia e 3,6% que vão comprar na data.
“O apoio que prestamos a empreendedores é um compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a geração de emprego e renda. É emocionante ver como o Galeto Cuiabano contribui para a gastronomia local e se tornou um exemplo de adaptação, com os pratos tradicionais e as ceias personalizadas. Ele atende a uma demanda nova, crescente e diversificada do mercado”, comenta Hélio Tito, Diretor de Desenvolvimento e Crédito da Desenvolve MT.
Os empresários do setor do turismo registraram aumento de 30% a 50% no interesse por viagens para Mato Grosso, tanto por turistas nacionais quanto internacionais, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O aumento se deu depois que a Sedec, por meio da Adjunta de Turismo, levou estandes com atrações do Estado em cinco feiras internacionais, oito nacionais e uma regional durante o ano de 2024. Operadores de turismo (donos de hotéis, pousadas, empresas de passeio e dentre outros) participaram como coexpositores. Nestes espaços, Mato Grosso consolidou sua posição como um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.
A empresária Raquel Zanchet, proprietária do Jardim da Amazônia Lodge, destacou a importância de ter participado da feira internacional WTM Londres para lançar a Rota da Diversidade de Primatas – um corredor que vai São José do Rio Claro, Sinop e Alta Floresta para observação de primatas e pássaros – no estande da Sedec.
“Com o apoio do Governo de Mato Grosso, Sebrae e a Embratur nos tornamos um case de sucesso em birdwatching [observação de pássaros, em português] no Brasil. Participamos da WTM de Londres e lançamos a Rota dos Primatas, que já está atraindo novas operadoras e parcerias importantes. Esse trabalho já está trazendo resultados concretos, com um fluxo de turistas que antes não recebíamos, especialmente interessados na observação de primatas e aves. A visibilidade aumentou tanto que até influenciadores estão nos procurando para destacar espécies como o Parawaku, um primata endêmico que vive ao lado do nosso jardim. Estamos muito otimistas com a próxima temporada”, comentou Raquel Zanchet.
No ano passado, o Estado participou das feiras internacionais BTL Lisboa, ITB Berlin, Global Birdfair, Meeting Brasil e WTM Londres, que juntas movimentaram cerca de 220 mil visitantes.
No Brasil, além das grandes feiras do setor como WTM Latin America, Salão do Turismo, ABAV, Mato Grosso também fez a promoção do Estado em feiras segmentadas como a Avistar e Pesca Trade Show. Nesta última, a Sedec teve um estande de 55m² com a presença de cerca de 50 empresários locais para divulgação de seus serviços e empreendimentos. Foram realizados sorteios e brindes que somaram cerca de R$ 150 mil.
“As negociações realizadas com operadores nessas feiras internacionais e nacionais de turismo e o contato direto com o público final contribuíram significativamente para o aumento do fluxo turístico. No segmento de birdwatching (observação de aves), a participação do Estado em eventos como a Global Birdfair, na Inglaterra e a Avistar, em São Paulo, posicionaram o Pantanal e o Parque Estadual do Cristalino, em Alta Floresta, como destinos de destaque mundial”, comentou o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton.
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FIT Pantanal
O Governo de Mato Grosso patrocinou a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, que envolveu toda a cadeia produtiva do turismo no Estado, oportunizando a participação dos municípios para que possam divulgar e comercializar o seu potencial turístico, bem como apresentar cases de sucesso.
No ano passado, foram mais de 300 expositores, 100 artesões, 50 produtores familiares e 65 mil visitantes que percorreram a feira e puderam ver as quase 70 atividades realizadas durante os quatro dias de evento, com palestras, oficinas, rodadas de negócios nacionais e internacionais, painéis e mesas redondas ofertadas por meio da ‘Aldeia do Conhecimento’, além de exposições e apresentações artísticas e culturais que valorizaram os costumes regionais.
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O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que a participação nas feiras nacionais e internacionais foi importante para apresentar o potencial turístico do Estado, desde o Pantanal, Amazônia, Cerrado e o Araguaia.
“Mato Grosso reafirma seu compromisso em se consolidar como um dos principais polos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil, oferecendo experiências únicas para visitantes do mundo todo. Estamos criando um ciclo virtuoso em que a valorização da nossa cultura, biodiversidade e hospitalidade se traduz em oportunidades para o turismo sustentável e no aumento da confiança de turistas nacionais e internacionais. Seguiremos trabalhando para que Mato Grosso continue a surpreender o mundo com sua diversidade natural e cultural”.