Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata criança de nove anos presa em cerca durante brincadeira

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta quarta-feira (12.3), para atender uma criança de nove anos que ficou presa em uma cerca ao tentar pular um muro para pegar uma bola, no bairro Jardim Carolina, em Sorriso (398km de Cuiabá).

A equipe encontrou o menino consciente, lúcido e orientado, mas visivelmente assustado. Ele estava sobre o muro, com um ferimento na mão e punho direito e um objeto perfurante ainda preso à pele. O menino apresentava dificuldades nos movimentos dos dedos da mão afetada.

A equipe do CBMMT utilizou técnicas de desencarceramento para liberar a vítima, imobilizando o membro lesionado e aplicando ataduras e gazes para estabilização. O atendimento pré-hospitalar foi realizado no local. A criança foi encaminhada ao Hospital Regional de Sinop para uma avaliação médica mais detalhada.

O Corpo de Bombeiros Militar orienta: é fundamental a supervisão constante de crianças durante brincadeiras próximas a cercas e muros. Além disso, destaca-se a importância de manter as vacinas em dia, especialmente em casos de ferimentos perfurantes, para prevenir complicações. Nunca retire objetos que tenham perfurado a pele, sempre acione os Bombeiros imediatamente.

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  "Ações integradas garantiram respostas mais eficientes no combate aos incêndios", afirma comandante-geral dos bombeiros

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Prisões por embriaguez caem pela metade mesmo com aumento de operações e testes de alcoolemia na Lei Seca 

Published

on

Onze anos após da implantação da Operação Lei Seca em Mato Grosso, um estudo da Secretaria de Segurança Pública revelou que o índice de prisões de condutores por embriaguez ao volante vem caindo gradativamente, mesmo com o aumento do número de abordagens e testes de alcoolemia realizados.

Conforme estudo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão da Sesp, comparando os dados dos últimos quatro, 2021 a 2024, em Cuiabá e Várzea Grande, caiu de 9,8% para 4,8% o índice de condutores presos por embriaguez ao volante após o teste de alcoolemia.

Essa queda ocorreu mesmo com o aumento de 339% de testes de alcoolemia e de 116% no de operações realizadas. As operações passaram de 78, em 2021, para 169, em 2024, conforme relatórios do GGI. Já o número de testes de alcoolemia saltou de 6.498 para 28.554.

A coordenadora do GGI, tenente coronel PM Monalisa Furlan, avalia os dados como indicação de uma mudança de comportamento dos condutores sobre os riscos da combinação de direção e álcool e, claro, do temor das implicações legais e prejuízos financeiros decorrentes da prisão por embriaguez.

Advertisement
Saiba Mais

“A Operação Lei Seca tem como objetivo principal essa mudança de comportamento, então, parece que, conforme os dados, estamos alcançando. Esse é um trabalho permanente de fiscalização levado às ruas ano a ano”, avalia Monalisa.

Leia Também:  Mato Grosso terá forte aceleração econômica em 2025

“Depois da pandemia intensificamos bastante as operações e isso nos permitiu fazer essa análise de dados. Operação Lei Seca faz parte do cotidiano dos condutores de Cuiabá e Várzea Grande e parece cada vez mais ter a credibilidade da população”, avalia a coordenadora.

Para Monalisa Furlan, com condutores mais conscientes dos riscos de dirigir sob efeito de álcool é possível prevenir acidentes e preservar vidas.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel Fernando Augustinho, vê os dados da Operação Lei Seca como resultado do planejamento de inteligência em segurança pública, somados à integração das forças policiais, atuando na conscientizando a população.

“Com a redução das prisões temos, claro, menos autuações, menos infrações e mais conscientização. A fiscalização da Lei Seca tem esse caráter pedagógico, buscamos a mudança de comportamento no trânsito porque sabemos que, no final, isso é bom para motoristas e pedestres”, diz Fernando Augustinho.

Advertisement
Saiba Mais

A Operação Lei Seca é realizada pelo GGI em parceira com as prefeituras municipais com apoio da Polícia Militar e Civil, Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Politec, Sistema Socioeducativo, Polícia Penal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em Cuiabá e Guarda Municipal, em Várzea Grande.

Leia Também:  Seduc informa alteração no cronograma do processo seletivo para Escolas Estaduais Militares em MT

Implicações legais

Conduzir veículo com teor alcoólico superior a 0,34 mg/L configura crime de trânsito e prevê pena de 6 meses a 3 anos de detenção, multa de R$ 2.934,70, suspensão ou proibição de dirigir por um ano, além do recolhimento da CNH e retenção do veículo.

Já para casos em que o teor alcoólico fica entre 0,05 e 0,33mg/L, o condutor está sujeito à multa, suspensão da CNH por um ano, recolhimento do documento e retenção do veículo.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA19/03/2025

Polícia Civil prende traficante e desarticula ponto de armazenamento de drogas em Guarantã do Norte

Um ponto de armazenamento de drogas foi desarticulado pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (19.3), durante diligências realizadas pela...

POLÍCIA19/03/2025

Suspeito por tentativa de estupro de vulnerável é preso pela PM em São Félix do Araguaia

Um homem, de 37 anos, foi preso pela Polícia Militar por tentativa de estupro de vulnerável, ameaça e posse irregular...

POLÍCIA19/03/2025

Polícia Civil prende padrasto por agressões a enteado de dois anos em Tapurah

Um homem que agrediu gravemente o enteado de apenas dois anos de idade foi preso em flagrante pela Polícia Civil,...

POLÍCIA19/03/2025

Suspeito de estuprar e espancar mulher é preso em flagrante pela Polícia Militar

Equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem suspeito de agredir e estuprar a esposa, na madrugada desta...

POLÍTICA MT19/03/2025

Max Russi afirma que Assembleia Legislativa vai cobrar justiça em relação ao caso Emelly

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), em pronunciamento no plenário durante sessão ordinária...

POLÍTICA MT19/03/2025

Wilson Santos critica polarização e defende o papel fiscalizador do Legislativo

O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi palco de uma discussão acalorada entre os parlamentares, nesta quarta-feira...

POLÍCIA19/03/2025

Homem com 11 passagens criminais é preso pela Cavalaria da PM com mandado de prisão em aberto

A equipe da Cavalaria da Polícia Militar prendeu um homem, de 32 anos, com mandado de prisão em aberto pelo...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA