Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Escola Pública de Trânsito encerra ano com 2.490 certificados emitidos e cerca de 160 mil horas de capacitação

Publicado em

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), expediu 2.490 certificados na área da segurança viária que contemplaram 124 municípios mato-grossenses durante o ano de 2024.

As capacitações, que somam um total de 159.692 horas, são destinadas a servidores do próprio Detran-MT, policiais militares, condutores, profissionais de libras habilitados, servidores dos órgãos municipais de trânsito e servidores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Foram ofertados seis cursos, com o total de 15 turmas cada: Formação de Agente de Trânsito (duas turmas), Atualização de Agente de Trânsito (cinco turmas regulares e duas especiais), Direção Defensiva (três turmas), Formação de Instrutor e Examinador de Trânsito, Atualização de Examinador de Trânsito e Auditoria Documental em Processos de Credenciado.

Foram realizados também três eventos de capacitação, por meio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MT), da Diretoria de Fiscalização e Educação para o Trânsito, do Grupo Técnico para implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) em Mato Grosso e da Diretoria de Suporte às Regionalizadas e Desconcentradas.

Advertisement
Saiba Mais

Para a diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito, Adriana Carnevale, “é imprescindível que educação e fiscalização caminhem juntas, visando a efetiva implantação do PNATRANS em nosso Estado”.

Leia Também:  Motorista suspeito de atropelar crianças é preso em flagrante pela Polícia Militar

Avanços

Comparando-se o número total de certificações emitidas pela Escola Pública de Trânsito entre os anos de 2022 e 2024, houve o aumento de 547% no número de certificados expedidos, sendo 455 em 2022, 1.532 em 2023, e 2.490 no ano de 2024.

Na área da qualificação dos agentes de segurança viária, aumentou 2.609% o número de certificados expedidos, sendo 66 no ano de 2022; em 2023 foram 1.309 e em 2024 foram emitidos 1.722, com atendimento de 177 agentes do Acre, Goiás e Minas Gerais.

Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, os números demonstram o compromisso da atual gestão com a promoção da segurança viária em Mato Grosso. “Desde o início da nossa gestão, temos investido na educação para o trânsito como estratégia importante para a redução das mortes e lesões no trânsito”, destacou.

Advertisement
Saiba Mais

A coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, considerou o investimento na educação fundamental para a potencialização das ações de segurança viária em Mato Grosso. “A educação possibilita a construção de valores e princípios básicos da cidadania tão necessários para o convívio social no trânsito”, enfatizou.

Leia Também:  Período de férias escolares na rede estadual começa na segunda-feira (15)

Parcerias

Com a parceria estabelecida com a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e a Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), o Curso de Formação de Agente de Trânsito passou a integrar o Curso de Formação Inicial para ingresso na carreira militar, e o Curso de Atualização de Agente de Trânsito foi incorporado aos Estágios de Atualização de Sargentos e Qualificação de Sargentos e Cabos.

Renata Freitas destacou que a oferta de ambos os cursos representa uma melhor qualificação dos agentes para o exercício das atividades de fiscalização e operação de trânsito com significativos reflexos na promoção da segurança viária.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governo de MT e prefeituras definem ações emergenciais para atender famílias atingidas pelas chuvas em Rio Branco e Salto do Céu

Published

on

A Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) se reuniram com representantes das Prefeituras de Rio Branco e Salto do Céu, nesta quarta-feira (15.1), e definiram ações emergenciais para atender as famílias atingidas pelas chuvas intensas nos municípios.

Foi definido que os municípios irão decretar situação de emergência, para facilitar o acesso aos recursos para a recuperação dos danos provocados pelas enchentes, e a continuação do levantamento das necessidades dos municípios.

A reunião ocorreu na Câmara dos Vereadores de Rio Branco, e contou com a participação de membros do Ministério Público, representantes da Assembleia Legislativa e outras autoridades locais.

Durante a tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil também entregou 100 colchões, 100 kits dormitório, 80 caixas d’água, além de rolos de lonas e roupas para as famílias atingidas em Rio Branco. Em razão das chuvas, 28 pessoas ficaram desabrigadas. O município já conta com um abrigo temporário para atender as famílias.

Advertisement
Saiba Mais

Também foram entregues 20 colchões, 20 kit dormitório, 20 caixas d’água, 2 rolos de lonas, além de doações de roupas no município de Salto do Céu. Por lá, 60 pessoas foram impactadas pelas chuvas. Não há pessoas desabrigadas.

Leia Também:  Período de férias escolares na rede estadual começa na segunda-feira (15)

Levantamento preliminar da Defesa Civil, realizado em conjunto com as Coordenadorias Municipais, aponta que ao menos 5 estruturas ficaram danificadas em razão das chuvas em Rio Branco, e 9 em Salto do Céu.

O levantamento de danos segue nos próximos dias.

Auxílio emergencial

Além das doações entregues pela Defesa Civil, o Governo de Mato Grosso vai enviar, nesta quinta-feira (16), 230 cestas de alimentos, 230 kits de higiene e limpeza, 230 filtros de água e 250 cobertores para atender as famílias de Salto do Céu e Rio Branco.

Advertisement
Saiba Mais

O Corpo de Bombeiros, Ciopaer, Polícia Militar e Defesa Civil seguem em atendimento aos municípios.

Monitoramento

Em razão das chuvas, a Defesa Civil também monitora os municípios de Barra do Bugres, Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Nortelândia.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT15/01/2025

Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu

Após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, na região Oeste, o presidente...

POLÍTICA MT15/01/2025

Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT

A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de...

POLÍTICA MT15/01/2025

Botelho destaca participação da ALMT na 40ª Corrida de Reis

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado Eduardo Botelho, reforça seu compromisso com...

POLÍTICA MT15/01/2025

Botelho propõe instalação de telas de proteção em passarelas e viadutos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) discutirá, nas próximas sessões, o Projeto de Lei 1842/2024, de autoria do presidente...

POLÍTICA MT15/01/2025

ALMT aprova Projeto de Lei que endurece o rigor nos presídios de segurança máxima

Após intensa discussão sobre aumento do rigor na fiscalização nas unidades prisionais do Estado, os deputados da Assembleia Legislativa de...

POLÍCIA15/01/2025

Jovem investigado por homicídio em Alto Paraguai é preso no interior de SP

O autor de um homicídio ocorrido há quase dois anos, na cidade de Alto Paraguai, foi preso nesta quarta-feira (15.01),...

POLÍCIA15/01/2025

Polícia Civil prende homem que descumpriu medida protetiva

Policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde cumpriram nesta quarta-feira (15) a prisão de um homem de 35 anos...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA