Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Governo de MT investe em pesquisa sobre biomembrana com produtos naturais para reparo de lesões na pele

Publicado em


Um projeto de pesquisa financiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), estuda produtos naturais para o reparo e cicatrização de lesões na pele na forma de uma biomembrana vegetal.

A pesquisa é coordenada pela doutora em genética e biologia molecular, Paula Cristina de Souza Souto, do campus universitário do Araguaia (UFMT), Barra do Garças. E desenvolvida pela pesquisadora e doutoranda da UFMT, Loyane Almeida Gamas Sales, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Básica e Aplicada do campus da universidade. A pesquisadora Loyane teve recurso aprovado no Edital Fapemat Nº 009/2021, de dezembro, para o projeto Membrana de borracha natural associada ao extrato de própolis e babosa: avaliação dos efeitos e mecanismos envolvidos no reparo tecidual em modelo de queimadura.

Na medicina, os resultados do estudo mostraram que a biomembrana vegetal é segura como curativo para úlceras cutâneas (feridas).  A grande ocorrência mundial de feridas cutâneas, tais como queimaduras, continua alta e com milhares de pessoas sofrendo com sequelas físicas, psicológicas e com as consequências sociais que esse tipo de lesão pode causar.

Advertisement
Saiba Mais

O projeto intitulado Desenvolvimento e Caracterização de Membranas de Látex de Hevea Brasiliensis e Própolis Scaptotrigona Polysticta para Tratamento de Queimaduras busca produtos naturais de origem animal ou vegetal que possuam propriedades com ação cicatrizante e antimicrobiana em lesões de pele. A pesquisa estuda a preparação de biomembranas de borracha natural (derivada do látex de seringueira) associado à babosa e ao própolis de abelhas sem ferrão, conhecida como Bijuí.

Leia Também:  PM prende motociclista com mandado de prisão em aberto por violência doméstica

Inovação em tratamento

O tratamento tópico ideal para lesão provocada por queimadura seria aquele que, ao mesmo tempo, controla o crescimento bacteriano, remove o tecido desvitalizado e estimula o crescimento do novo tecido. Até agora, estas três funções não se encontram em um mesmo curativo.

A inovação proposta pela pesquisa foi o desenvolvimento de uma biomembrana com a associação de dois componentes, látex e própolis, típicos da biodiversidade do Estado de Mato Grosso.

Com os resultados da pesquisa foi possível desenvolver biomembranas com características físico-químicas que indicam que elas podem ser utilizadas para o tratamento de queimadura. Em estudos em animais, as biomembranas se mostraram  eficientes, pois aceleraram o processo de cicatrização sem a necessidade freqüente de troca do curativo. Além disso, o processo inflamatório, que acontece em todo processo de cicatrização, foi controlado o que indica uma possível cicatrização da pele sem a formação extensiva de cicatrizes. 

Advertisement
Saiba Mais

Tendo em vista a necessidade de tratamentos mais práticos e eficazes no tratamento das queimaduras a membrana de Látex associada ao Própolis  apresentou resultados promissores para o uso na medicina.

Fonte: GOV MT
Leia Também:  Agressor é preso após investigação sobre tentativa de feminicídio e ameaça em VG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após duas semanas, Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas pela segunda vez

Published

on

Policiais militares prenderam uma mulher, de 30 anos, por tráfico ilícito de drogas, na noite de sábado (25.1), no distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo. Ela havia sido presa há duas semanas, mas foi solta e estava sendo monitorada por tornozeleira eletrônica.

Com a suspeita, foram encontrados uma porção média análoga a maconha, uma porção grande e uma pequena de cocaína e R$ 62.

Em patrulhamento pela Operação Força Total, a equipe policial flagrou uma mulher, em atitude suspeita, na esquina de uma casa, no bairro Alto Alegre.

A suspeita, ao ver a viatura, jogou uma porção pequena análoga a pasta base em um terreno baldio.

Advertisement
Saiba Mais

Os policiais fizeram a abordagem e identificaram que a mulher, que foi presa no último dia 12 de janeiro, pelo mesmo crime de tráfico ilícito de drogas, estava em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica.

Em relato aos militares, a mulher informou estar morando na residência da mãe. A equipe entrou no local e, em buscas, localizou uma bolsa com uma porção grande de pasta base de cocaína e uma média de maconha, além de uma balança de precisão e R$ 62 em espécie.

Leia Também:  Terça-feira (19): Mato Grosso registra 731.529 casos e 14.887 óbitos por Covid-19

Diante dos fatos, a suspeita foi encaminhada para a delegacia, com o material apreendido, para as providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA25/01/2025

Polícia Civil cumpre mandado contra criminoso de alta periculosidade em Confresa

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Confresa realizaram uma ação nesta sexta-feira (24) para cumprimento da prisão...

POLÍCIA24/01/2025

Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido na primeira quinzena de janeiro em Sorriso

A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso prendeu, nesta sexta-feira (24.1), o autor de um homicídio ocorrido na semana passada...

POLÍCIA24/01/2025

Roubos de veículos reduziram 28% em Mato Grosso, aponta Observatório de Segurança Pública

Os registros de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso apresentaram redução de 28% e 9%, respectivamente, entre janeiro...

POLÍCIA24/01/2025

Traficante é flagrado pela Polícia Civil no bairro Osmar Cabral com drogas, balanças e munições

Policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Narcóticos (Denarc) prendeu um suspeito em flagrante, nesta quinta-feira (24.01), por tráfico de...

POLÍCIA24/01/2025

Polícia Civil identifica mais um autor de furto a residência em Barra do Garças

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças, identificou o autor...

POLÍTICA MT24/01/2025

Dr. Eugênio reforça que municípios de Luciara e São Félix do Araguaia precisam ser ligados por asfalto

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) reforço, em visita ao Vale do Araguaia, que os municípios de Luciara e...

POLÍCIA24/01/2025

Autor de homicídios em Colniza é localizado e preso pela Polícia Civil em Cuiabá

A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco/GCCO) prendeu nesta quinta-feira (23.1), em Cuiabá, um criminoso investigado por homicídios e...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA