Governo de MT moderniza sala que homenageia ex-governador Garcia Neto
Publicado em
7 de fevereiro de 2022
por
O Governo de Mato Grosso entregou a modernização, na manhã desta segunda-feira (07.02), da sala de reunião Governador Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, que homenageia o falecido governador José Garcia Neto, chefe do Executivo de 1975 a 1978.
A solenidade contou com a presença do governador Mauro Mendes, dos secretários de Estado e presidentes de autarquias/empresas públicas e de familiares de José Garcia Neto, como a ex-primeira-dama Maria Lygia Garcia.
A sala de reunião passou por um processo de manutenção e modernização, com a correção das deficiências que existiam no local. Foi feita a troca de revestimentos de piso, parede e forro, além de outros ajustes para deixar o espaço mais produtivo às reuniões de trabalho.
Advertisement
“O governador Garcia Neto deixou marcas importantes na história do nosso estado. Foi um governador que transcendeu a sua própria realidade e deixou uma grande contribuição. Essa homenagem iniciou com o governador Blairo Maggi, que denominou essa sala de trabalho, e hoje nós estamos modernizando ela”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O chefe do Executivo lembrou que a modernização dos espaços públicos estaduais tem ocorrido na sede das secretarias, delegacias, órgãos, sistema prisional, escolas e em muitos ambientes em todas as regiões do estado.
“Temos modernizado muitos dos nossos equipamentos públicos para que possamos prestar um serviço com qualidade à população”, relatou.
A ex-primeira-dama Maria Lygia lembrou da trajetória de Garcia Neto na defesa dos interesses da população mato-grossense.
“Fui companheira de um homem que amei e admirei por 63 anos, e que lutou muito por Mato Grosso. Nosso estado está indo para frente e vamos chegar um dia a um Mato Grosso estado-solução, como ele dizia. Agradeço ao governador Mauro Mendes pela velocidade com que age para que Mato Grosso chegue mesmo a um Mato Grosso estado-solução”, disse.
Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.
As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).
Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.
Advertisement
Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.
Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.
O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.
“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.
Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.
Advertisement
“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.