Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Governo disponibiliza atendimento psicológico para servidores da Segurança Pública

Publicado em


Pensando no bem-estar e na saúde mental dos servidores, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGP), instituiu a Gerência de Saúde e Segurança (GESS) para dar continuidade às ações orientativas, educativas, bem como, atendimento psicossocial aos profissionais da Segurança Pública. 

A coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência da Gestão de Pessoas da Sesp, Mônica Rodrigues de Sousa, explica que a GESS é composta por profissionais de psicologia, assistentes sociais, enfermeiro e assistente administrativo. 

Ela ressalta que é disponível atendimento psicológico aos servidores da pasta, sistema penitenciário, socioeducativo, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Fundação Nova Chance (Funac) e Corpo de Bombeiros.

Advertisement
Saiba Mais

Mônica aponta que o Governo de Mato Grosso instituiu em 2013 a Política de Saúde e Segurança no Trabalho visando reduzir e/ou eliminar os riscos aos quais os servidores possam estar expostos quando da realização das suas atividades. 

A coordenadora destaca que a Sesp vem desenvolvendo ações voltadas a saúde do servidor em consonância a Política Estadual de Saúde e Segurança e ao Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Servidores da Segurança Pública que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) do Ministério da Justiça.

Leia Também:  Governo investe na construção de Centro Logístico de Abastecimento e Distribuição

“Tanto é que hoje nós temos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública que regulamenta o incentivo financeiro das ações do Eixo Valorização dos Profissionais de Segurança Pública, na ordem de R$ 7 milhões, que compreende a promoção de ações de valorização e melhoria da qualidade de vida dos profissionais de segurança pública, nas áreas de atenção biopsicossocial, de saúde e segurança do trabalho, e de valorização profissional”, afirma. 

Os recursos estão sendo empregados em projetos, atividades e ações de pesquisas, diagnósticos, estudos, capacitações, serviços, campanhas, materiais educativos, aquisições de bens, insumos, bem como criação, estruturação, implementação e aperfeiçoamento de unidades, centros ou núcleos.

“Dessa política nacional de valorização profissional, vamos começar a executar o Projeto de Atenção à Saúde Mental, que contempla todas as forças de segurança, como a contratação de serviços psiquiátricos, já em licitação, serviços de psicologia e reestruturar todas as salas de atendimento e academias de musculação das unidades. São conjunto de ações que não são somente o atendimento psicológico, mas para formação e valorização profissional, um trabalho conjunto cuidando da saúde mental e física também”, completa. 

Advertisement
Saiba Mais

Atendimento 

Leia Também:  Primeira-dama de MT defende continuidade de entregas de cestas básicas do programa SER Família Solidário

Para receber qualquer tipo de atendimento, a gerente de Saúde e Segurança, Chisley Lima da Silva Gimenes orienta que os servidores podem solicitar por meio de encaminhamento de seus supervisores, contato via e-mail [email protected] ou pelos telefones: (65) 3613-5545 – (65) 9 9989-8578. 

Além dos atendimentos individuais também são ofertados atendimentos em grupos, com rodas de conversas online e presencial como instrumento de apoio aos servidores. 

“A GESS busca sistematicamente divulgar suas ações através da elaboração de informativos que são enviados via e-mail, rede social no Instagram, lista de transmissão via WhatsApp para os números de telefone funcionais das unidades, com temáticas na maioria das vezes voltadas para a saúde mental e ao autocuidado do servidor”.

Fonte: GOV MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Obra de recuperação do Mirante em Chapada dos Guimarães começa nesta segunda-feira (09)

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que começa, nesta segunda-feira (09.12), a obra de recuperação do Mirante em Chapada dos Guimarães – Monumento Natural Centro Geodésico da América Latina.

A medida é necessária em razão da degradação ambiental existente no local e a existência de riscos à segurança dos visitantes.

O local está interditado pela Justiça e a recuperação, além de atender os anseios da população, segue determinação de decisão judicial proferida no âmbito de Ação Civil Pública em face do Governo do Estado.

Com a obra concluída, será possível a implementação de projeto de infraestrutura que irá permitir o uso público de forma ordenada e segura.

Advertisement
Saiba Mais

A obra, avaliada em R$ 2 milhões, será executada por meio de recursos originários de Termos de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) por significativo impacto. Ela consiste na contenção, estabilização e recuperação dos processos erosivos.

A Sema alerta que a entrada no local continua proibida devido a existência de riscos à segurança dos visitantes e à vulnerabilidade da área que está em recuperação.

Leia Também:  Polícia Civil prende três envolvidos em tentativa de homicídio ocorrida em outubro em Água Boa

Contemplação

O Mirante é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que permite apenas o uso indireto dos recursos naturais em atividades, como a educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Sua recuperação é necessária devido a processos erosivos que vem se agravando por conta do excesso de chuvas e da visitação descontrolada e desordenada.

A área de 43,6 hectares é um importante corredor ecoturístico, que inclui o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, área de proteção integral sob a responsabilidade do Governo Federal, e as unidades de conservação estaduais de uso sustentável, como a Estrada Parque MT-251 e a Área de Proteção Ambiental Chapada dos Guimarães.

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil intensifica ações policiais em Água Boa

¿Intensificando as ações de combate a criminalidade no município de Água Boa, a Polícia Civil na primeira semana de dezembro...

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil prende autor de furtos em comércios de Água Boa

Um homem, suspeito de praticar diversos furtos qualificados em estabelecimentos comerciais do município de Água Boa, foi preso em flagrante...

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil apreende 9 escavadeiras usadas em garimpo ilegal em fazenda

Nove escavadeiras funcionando ilegalmente em uma propriedade rural, do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, foram apreendidas pela Polícia...

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil prende em Água Boa criminoso procurado da Justiça

O último foragido da Operação Ordem Pública, deflagrada pela Polícia Civil nos município de Água Boa e Querência, foi preso...

POLÍCIA07/12/2024

Polícia Civil apreende 50 peças de entorpecentes em Primavera do Leste

Mais de 50 peças de entorpecentes, entre tijolos e tabletes de maconha e cocaína, foram apreendidas, na noite de sexta-feira...

POLÍCIA07/12/2024

Polícia Civil apreende 128 mil reais e 31 mil dólares em notas falsas com influenciadores

Durante a Operação 777, deflagrada pela Polícia Civil na semana passada, as equipes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor...

POLÍCIA06/12/2024

Polícia Civil recupera em Cuiabá moto de alta cilindrada adquirida em golpe do falso pagamento

Policiais da Delegacia Especializada de Estelionatos e Outras Fraudes recuperaram, nesta sexta-feira (06.12), uma motocicleta de alta cilindrada, avaliada em...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA