Idoso é resgatado pelo Ciopaer após três dias desaparecido
Publicado em
1 de fevereiro de 2022
por
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) resgatou, nesta terça-feira (30.01), um idoso de 92 anos que estava desaparecido há três dias no município de Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá). O aposentado, que sofre de mal de alzheimer, foi encontrado em uma região de mata fechada na zona rural do distrito de Sangradouro.
As buscas foram realizadas em uma operação integrada entre o Ciopaer, Ciosp, Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Leverger e o grupo de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Várzea Grande.
A família deu falta do idoso no domingo (30.01), por volta de 20h, e acionou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por meio do telefone 192, que passou a ocorrência para o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio. As buscas iniciaram nas primeiras horas de segunda-feira (31.01).
Advertisement
A equipe do Corpo de Bombeiros realizou as buscas em uma pastagem e região de mata fechada por mais de 10 horas e no início da noite iniciaram as buscas com os cães do grupo de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Várzea Grande. A busca se estendeu até a noite de segunda-feira.
Na manhã desta terça-feira (01.02), o Águia 05 do Grupo Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionado para auxiliar nas buscas com apoio aéreo.
Após mais de uma hora sobrevoando a região, um dos agentes que estava na aeronave identificou o idoso caído em um pasto próximo a um matagal. O idoso estava debilitado, porém ainda consciente e com vida. Ele se arrastou da mata até a pastagem mais próxima para facilitar a sua localização.
O aposentado foi encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde ficou sob cuidados médicos.
Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.
As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).
Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.
Advertisement
Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.
Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.
O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.
“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.
Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.
Advertisement
“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.