Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CARLINDA

MATO GROSSO

Jogo eletrônico selecionado em edital da Secel está disponível para download

Publicado em

O jogo eletrônico Capítulo 1 já está disponível para download na plataforma digital Play Store. O projeto foi selecionado na categoria Educacional do edital Gaming Up, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O jogo oferece uma experiência verdadeiramente única, já que cada cenário é montado pelo jogador, tornando-o altamente reprodutível e nunca monótono.

O game foi criado por uma equipe de desenvolvedores de jogos eletrônicos de Mato Grosso, sob a liderança de Olivia Fernandes Boretti, facilitadora de inovação. Segundo Olivia, Capítulo 1 foi criado em resposta à necessidade de jogos que permitem aos jogadores expressar sua criatividade e imaginação.

“Com controle total sobre o enredo, personagens e ações, os jogadores podem criar histórias únicas e personalizadas. Cada vez que um jogador cria uma nova história, ela é diferente da anterior, oferecendo uma nova experiência emocionante. Isso significa que o jogo nunca fica entediante ou previsível, oferecendo aos jogadores infinitas possibilidades”, destaca Olivia.

Capítulo 1 tem como personagem principal Téo, um tuiuiú (ave-símbolo de Mato Grosso), que dá dicas para os jogadores, desde a escolha do cenário da história ao desenvolvimento da trama. O jogo é ideal para crianças entre 06 e 12 anos, pois incentiva a criatividade, imaginação e habilidades de escrita das crianças. O download do jogo tem um custo de R$ 9,99.

Advertisement
Saiba Mais

Gaming Up

Leia Também:  Abertura do Edital de Seleção Interna para Formação de Mecânico de Manutenção de Aeronaves

O edital Jogos Eletrônicos “Gaming Up” selecionou 10 projetos de desenvolvimento e produção de jogos eletrônicos com temas livres e educacionais. O valor investido é R$ 700 mil. O edital buscou desenvolvedores de jogos eletrônicos de Mato Grosso, com o objetivo de incentivar e promover a indústria local de jogos eletrônicos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais
Advertisement

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Published

on

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Advertisement
Saiba Mais

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Leia Também:  O Boletim do Leite de julho já está disponível!

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Cidadão pode registrar denúncias de crimes sem sair de casa pelo E-Denúncias SESP

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

Advertisement
Saiba Mais

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Advertisement
Saiba Mais

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA27/06/2026

Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN

Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...

POLÍCIA27/06/2026

Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis

Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por...

POLÍCIA27/06/2026

Polícia Militar lamenta falecimento do ex-comandante-geral Antônio Benedito Campos Filho

A Polícia Militar de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos,...

POLÍCIA27/06/2026

Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização...

POLÍCIA27/06/2026

Polícia Civil prende mulher que recebeu transferência bancária feita durante roubo em Jangada

Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na sexta-feira (26.6), durante ação conjunta entre a Delegacia de Polícia...

POLÍCIA27/06/2026

Mulher é presa pela Polícia Militar após esfaquear o próprio irmão em Peixoto de Azevedo

Policiais militares do 15º Comando Regional prenderam em flagrante, na madrugada deste sábado (27.6), uma mulher de 34 anos, suspeita...

POLÍCIA27/06/2026

Mulher condenada por homicídido é presa pelas Polícias Civil e Militar em Rosário Oeste

Uma mulher foragida da Justiça por homicídio teve o mandado de prisão cumprido, nesta sexta-feira (26.6), em ação conjunta da...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA