Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CARLINDA

MATO GROSSO

Pesquisadores da Seaf e Empaer apresentam soluções estratégicas e inovação para agricultura de pequena escala

Publicado em

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) participou de evento organizado pela Farmex Agricultura Familiar, no espaço integrado à GreenFarm Show 2025, no Parque Novo Mato Grosso. No evento especialistas e técnicos debateram soluções voltadas às cadeias produtivas estratégicas do estado, incluindo café, cacau, leite, aquaponia (Ciclo Vivo) e frutas tropicais, a exemplo do maracujá, destacando estratégias de manejo, sustentabilidade e inovação tecnológica. A rodada de palestras foram realizadas no sábado (20.9).

O técnico da Empaer, Fabrício Tomaz, abordou as cadeias do café e do cacau, apresentando técnicas avançadas de cultivo, como a seleção de variedades adaptadas às condições climáticas de Mato Grosso, manejo integrado de pragas e doenças, e práticas de conservação do solo.

“Com irrigação eficiente, adubação balanceada e sombreamento parcial, conseguimos aumentar significativamente a produtividade, mesmo em pequenas propriedades”, explicou Tomaz. O objetivo é mostrar que o pequeno produtor pode ter renda consistente mesmo com área reduzida, desde que adote boas práticas e tecnologias adequadas”, destacou Fabrício.

Leia Também:  Sefaz divulga resultado preliminar da prova discursiva do concurso para fiscal de tributos

Em seguida, Brasílio Ferreira, coordenador da Seaf, apresentou o projeto Ciclo Vivo em Aquaponia, um sistema integrado que combina a criação de peixes com a produção de hortaliças em ciclo fechado.

Advertisement
Saiba Mais

“A aquaponia é uma solução inteligente para o pequeno produtor, pois permite economia de água, aproveitamento de insumos e geração de renda com diversificação de culturas. Com o monitoramento correto da qualidade da água e escolha adequada das espécies, é possível alcançar alta produtividade com sustentabilidade”, explicou.

O médico-veterinário da Seaf, Eduardo Silva Dantas, trouxe informações sobre melhoramento genético e manejo do rebanho leiteiro, com foco na produtividade e qualidade do leite.

“O melhoramento genético de alto valor e a inseminação artificial são ferramentas essenciais para elevar a produção de leite nas propriedades familiares. Além disso, o manejo de pastagens e a alimentação balanceada são pilares fundamentais. Com assistência técnica e capacitação, conseguimos transformar a realidade de muitos produtores”, salientou o médico veterinário.

O engenheiro agrônomo e doutor em Agricultura Tropical, Luciano Gomes Ferreira, apresentou os avanços das pesquisas com o maracujazeiro, destacando técnicas como enxertia para controle de fusariose, condução em espaldeira e polinização manual.

Leia Também:  Governador: "Não é justo que o cidadão pague os impostos de grandes setores"

“Estamos trabalhando com variedades adaptadas ao clima do Mato Grosso e técnicas que aumentam a produtividade, mesmo em áreas limitadas. Com um bom porta-enxerto e manejo correto, é possível alcançar entre 16 e 28 toneladas por hectare. Mas para isso, é fundamental investir em assistência técnica e integrar o produtor às cooperativas e agroindústrias”, alertou Luciano.

Advertisement
Saiba Mais

Pela primeira vez, a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur) participou do evento. Pelo menos 31 expositores marcaram presença nos quatro dias do Greenfarm Show, apresentando a diversidade da produção familiar mato-grossense e fortalecendo o intercâmbio entre agricultores, técnicos e o setor agroindustrial.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais
Advertisement

MATO GROSSO

Estudo de servidores da SES é reconhecido nacionalmente

Published

on

O farmacêutico Weder Felipp Ochiuto Carvalho e a nutricionista Graciane Catarina Magalhães, ambos servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), tiveram trabalho científico aprovado no XIII Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF 2025), um dos mais importantes congressos do setor no país.

Carvalho é o autor principal do estudo, intitulado “Medicamentos para o Tratamento da Asma Eosinofílica Grave na Perspectiva de um Informe de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT)”, em coautoria com Graciane. O trabalho iniciou na especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde da Escola de Saúde Pública de MT, vinculada à SES.

“Nosso estudo resultou em quatro moléculas para o tratamento da asma, sendo que uma delas foi incorporada ao SUS [Sistema Único de Saúde] recentemente, uma já tem registro e comercialização no mercado farmacêutico, porém ainda não foi incorporada, e duas estão em fase de finalização de estudos e devem ser registradas em breve”, explicou o farmacêutico.

Conforme Carvalho, a dupla realizou uma varredura em bancos de dados internacionais de pesquisas clínicas e sites de agências reguladoras para encontrar novos medicamentos em desenvolvimento contra a asma eosinofílica grave. Depois, selecionou os mais promissores, em fase final de teste em humanos ou com pedido de registro para comercialização em outros países, e consolidou as informações em um relatório técnico.

Advertisement
Saiba Mais

“É o Informe de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT), que ajuda os gestores da saúde na tomada de decisões. Esse documento não diz se o remédio deve ser comprado ou não, mas funciona como um mapa detalhado, mostrando o que está vindo por aí e qual o possível cenário para o tratamento da doença no futuro”, afirmou Carvalho.

Leia Também:  Sefaz divulga resultado preliminar da prova discursiva do concurso para fiscal de tributos

O monitoramento avalia as drogas emergentes que estão surgindo no mercado e que podem impactar a saúde pública. “Prevendo o que está vindo no futuro na área farmacêutica, é possível antecipar uma previsão de impacto orçamentário. Ou caso não seja incorporado na Rename [Relação Nacional de Medicamentos Essenciais], o Estado pode fazer um protocolo de âmbito estadual e assim diminuir os custos com judicialização”, complementou.

A pesquisa não só foi aceita para exibição no evento em Belo Horizonte (MG), em setembro, mas também concorreu ao Prêmio JAFF, que reconhece os melhores trabalhos apresentados.

Segundo o farmacêutico, a aprovação do estudo é um reconhecimento importante da produção científica desenvolvida em Mato Grosso e reforça a importância da atuação de farmacêuticos na gestão e na avaliação de novas tecnologias em saúde, contribuindo para a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fico extremamente honrado em ter nosso trabalho selecionado para um fórum tão importante como o FAFF. O Monitoramento do Horizonte Tecnológico é uma ferramenta estratégica que nos permite planejar o uso das novas terapias. Apresentar essa perspectiva, focada no tratamento da asma eosinofílica grave, é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento e discutir as melhores estratégias para garantir o acesso e a sustentabilidade do SUS”, disse.

Advertisement
Saiba Mais

Graciane também comemorou a aprovação. “Experenciar a exposição do nosso primeiro trabalho sobre Monitoramento do Horizonte Tecnológico em um evento da magnitude do FAFF é uma experiência ímpar, relevante e que nos inspira a seguir e alçar voos mais altos em prol de uma Assistência Farmacêutica acessível, equitativa e sustentável no contexto do SUS”, concluiu.

Leia Também:  Politec de Primavera do Leste realiza projeto social para a emissão de RG a moradores de albergue

O FAFF reúne anualmente os principais especialistas, gestores, acadêmicos e profissionais da área para debater temas cruciais como inovação, acesso e sustentabilidade na Assistência Farmacêutica.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT22/09/2025

Deputado Thiago Silva busca apoio do Executivo para expansão da Unemat em Rondonópolis

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), deputado Thiago Silva (MDB), reforçou...

POLÍTICA MT22/09/2025

Educação Adventista é recebida na Assembleia Legislativa por Diego Guimarães

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) representantes da Igreja...

POLÍTICA MT22/09/2025

Deputado apresenta projeto que autoriza mulheres a portar armas de eletrochoque em Mato Grosso

O deputado Paulo Araújo (PP) apresentou o Projeto de Lei n°1439/2025, que autoriza mulheres maiores de 18 anos, residentes em...

POLÍCIA22/09/2025

Polícia Civil incinera drogas apreendidas na região de Araputanga

A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (22.9), no município de Araputanga (345 km a oeste de Cuiabá), a incineração de...

POLÍTICA MT22/09/2025

ALMT discute Pagamentos por Serviços Ambientais e destaca exemplos no Pantanal e no RS

A Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou nesta segunda-feira (22) a segunda reunião para debater...

POLÍCIA22/09/2025

Polícia Militar prende homem por violência doméstica em Cuiabá

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 23 anos, pelo crime de lesão corporal motivado por violência doméstica,...

POLÍCIA22/09/2025

Sema e PM apreendem 6,8kg de cachara descaracterizada em Gaúcha do Norte

A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em conjunto com a Polícia Militar,...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA