Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Polícia Militar prende quadrilha em flagrante por invasão de garimpo

Publicado em


Policiais militares de Nossa Senhora do Livramento, com apoio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Metropolitanas (Rotam) e da Cavalaria, do 2º Comando Regional, prenderam cinco homens (de 19, 30, 36, 49 e 56 anos) pelos crimes de dano, porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma e violação de domicílio, na tarde de sábado (29.01), após invadirem um garimpo no município.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 18h50, as equipes policiais foram acionadas pelo proprietário de uma fazenda, que informou que dois suspeitos, sendo um deles teria se apresentado como policial militar do Estado do Piauí. Os suspeitos alegaram que iriam retirar os rejeitos de minérios do garimpo que fica na propriedade da vítima. 

O proprietário rural ainda afirmou na denúncia que os homens estavam armados e que minutos depois ouviu disparos de arma de fogo próximos da porteira. Temendo por sua vida, ele entrou em sua caminhonete e fugiu do local em direção a uma fazenda vizinha, de onde acionou a PM para informar os fatos.

Advertisement
Saiba Mais

Foi solicitado apoio da Rotam e Cavalaria, que se deslocaram para o garimpo e encontraram cinco suspeitos explorando o local. Procedimento de abordagem e busca pessoal foi realizado nos homens, sendo encontrados com um dos suspeitos uma pistola calibre .380, e próximo de uma caminhonete ainda foi localizado um revólver calibre .357.

Leia Também:  Irmãos envolvidos com tráfico na região do Dr. Fábio, em Cuiabá, são presos em flagrante pela Polícia Civil

Diante dos fatos, todos os suspeitos foram autuados e um dos homens teria feito ameaças ao proprietário da fazenda, no momento de sua prisão. A quadrilha foi encaminhada para a Delegacia da cidade para o registro da ocorrência e as providências cabíveis.

Disque-Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: GOV MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sejus realiza 216 operações em três meses para remover materiais ilícitos de unidades prisionais de MT

Published

on

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) apresentou, nesta segunda-feira (24.3), o balanço de três meses da Operação Tolerância Zero contra Facções Criminosas nas unidades prisionais de Mato Grosso. Entre janeiro e março deste ano, foram realizadas 216 operações nas 41 unidades penitenciárias e removidos 1.754 aparelhos celulares.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, apontou que a adoção de estratégias de segurança e a mudança de procedimentos nas unidades vêm surtindo o efeito de atingir o objetivo de coibir e cessar os meios de comunicação dos presos com as ruas.

“Os resultados apresentados demonstram a eficácia das estratégias adotadas para segurança e maior controle nas unidades prisionais, assim como as operações constantes que a Sejus vem realizando para manutenção da ordem dentro dos estabelecimentos prisionais”, pontuou Vitor Hugo Bruzulato.

A Secretaria de Justiça foi criada em janeiro deste ano, pela Lei Complementar 799/2024, como parte do pacote de medidas do Governo do Estado para o combate à atuação de facções criminosas no estado. Entre outras ações, definidas por meio da Lei 12.792/2025, estão o reforço nas medidas de segurança nas unidades prisionais, a regulamentação do raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado, proibição de telefones celulares, e de atividades comerciais nas unidades penais de Mato Grosso.

Advertisement
Saiba Mais

Operações contínuas

Leia Também:  Sema abre cadastro para quem deseja ser guardião de animais silvestres; saiba como se inscrever

No período de três meses, as equipes da Polícia Penal realizaram diversas ações de segurança nas unidades prisionais, especialmente para a retirada de produtos ilícitos. Foram apreendidos 734 chips de telefonia, 3.058 porções de entorpecentes, 737 carregadores e 151 armas artesanais.

Na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, a maior do Estado em número de reeducandos, também foi realizada uma limpeza geral e feita a troca de todos os colchões de 2.900 presos e entregues toalhas de banho a cada um.

As operações realizadas de forma contínua permitem não apenas a identificação de objetos proibidos, mas também reforçam a vigilância dentro das unidades prisionais.

“Cada celular que a gente retira de dentro de uma penitenciária é uma vida lá fora que está sendo preservada. Se a gente conseguir, dentro desse trabalho complexo, unindo esforços, impedir a entrada de objetos ilícitos, a Sejus e a Polícia Penal terão condições de fazer esse controle efetivo e eficiente da Segurança Pública no Estado”, reforçou o secretário de Justiça.

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Polícia Civil prende mulher envolvida em roubo de 23 celulares em loja de shopping da capital

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT25/03/2025

Na Comissão de Saúde e Previdência, deputados votam 20 projetos de lei

Durante a segunda reunião ordinária de 2025, a Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de...

POLÍCIA25/03/2025

PRF apreende 271,9 m³ de madeira em operação ambiental em Rondonópolis-MT

Durante a Operação Madeira Nativa II, realizada entre 17 e 24 de março de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou...

POLÍTICA MT25/03/2025

Em audiência pública, produtores de leite reivindicam preço justo e pagamento em dia

Na tarde desta segunda-feira (24), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma audiência pública, em Pontes e Lacerda,...

POLÍTICA MT25/03/2025

Deputado Thiago Silva anuncia R$ 1 milhão para reforma e modernização da Feira do Conjunto São José

A Feira do Conjunto São José, um dos principais pontos de comércio e encontro da comunidade em Rondonópolis, está prestes...

POLÍTICA MT25/03/2025

Deputado Chico Guarnieri destinará emenda para compra de ambulância em Alto Paraguai

Foto: NATALIA ARAUJO GOMES O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) destinará uma emenda parlamentar para Alto Paraguai. O recurso de...

POLÍCIA25/03/2025

PRF e PM apreendem 407 kg de pasta base de cocaína em guincho em Alto Araguaia-MT

Na manhã desta segunda-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) apreenderam 407...

POLÍCIA25/03/2025

Polícia Civil apreende quatro adolescentes e prende um adulto por pichar muros com siglas de facção

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Nova Canaã do Norte (715 km de Cuiabá), apreendeu, nessa segunda-feira (24.3),...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA