Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Sema promove 1º workshop sobre segurança de barragens em Tangará da Serra

Publicado em

O primeiro workshop estadual sobre segurança das barragens ocorrerá presencialmente nesta terça-feira (17.6), na Unemat de Tangará da Serra. O evento faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape).

Destinado a profissionais da área, estudantes, empreendedores e demais interessados no assunto, o objetivo principal é ampliar o conhecimento técnico dos participantes e fomentar a divulgação de informações sobre o tema.

As inscrições foram prorrogadas até a data do evento e podem ser feitas por meio deste link.

A oportunidade conta com uma programação completa que inclui tópicos como segurança, classificação, fiscalização e legislação das barragens, finalizada por meio de uma mesa redonda com especialistas convidados da área.

Advertisement
Saiba Mais

“Começamos essa parceria com as universidades, pois, observando o número de profissionais que trabalham na área aqui no Mato Grosso, vimos a necessidade de aumentar essa quantia, então, buscamos trazer os graduandos também para os eventos. O público-alvo são desde estudantes a empreendedores, donos de barragens e responsáveis técnicos”, destaca o gerente de Segurança de Barragens da Sema-MT, Fernando de Almeida Pires.

Leia Também:  Investimento do Governo de MT impulsiona produtores de café do estado

A iniciativa surgiu em razão da importância de eventos dessa natureza para a qualificação de profissionais e para o esclarecimento de dúvidas de empreendedores do setor.

Após o sucesso das duas primeiras edições do Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, a Sema promove a realização destes workshops como parte da preparação para a 3ª edição do simpósio, que será realizada em outubro de 2025, em Cuiabá.

As cidades-sede dos eventos foram definidas com base em critérios técnicos, como a quantidade de barragens classificadas e a proximidade entre os municípios abrangidos por cada regional.

A regional de Tangará da Serra, que engloba 16 municípios, possui 57 barragens classificadas; a regional de Sinop, que abrange 19 municípios, possui 173 barragens e a regional de Barra do Garças, da qual o município de Água Boa faz parte, abrange também 19 municípios e tem ao todo 58 barragens classificadas.

Advertisement
Saiba Mais

Os eventos são presenciais, gratuitos e terão o mesmo conteúdo programático em todas as três localidades, com o intuito de ampliar o alcance da iniciativa e não ser necessário a participação em mais de uma edição. O objetivo é promover capacitação técnica e fortalecer a cultura da segurança de barragens no estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Fiscalização apreende moto com R$ 55,9 mil em débitos de multas de trânsito na avenida Fernando Corrêa da Costa

Para a Gerência de Segurança de Barragens da Sema a proposta do workshop é continuar fomentando a disseminação de informações concernentes à segurança de barragens no estado, constituindo-se como uma oportunidade ímpar para entabular um diálogo significativo com a comunidade, empreendedores e responsáveis técnicos.

Os encontros fornecerão certificação aos participantes que atingirem no mínimo 75% de presença.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Mapeamento da Defesa Civil identifica áreas de risco em Nortelândia

Published

on

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou o mapeamento de áreas de risco no município de Nortelândia (a 230 km de Cuiabá), entre os dias 3 e 5 de julho, a fim de identificar regiões vulneráveis a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e inundações.

A ação tem caráter preventivo e é realizada em parceria com a Prefeitura, a fim de subsidiar o planejamento de ações que possam minimizar os impactos para a população.

Com apoio de tecnologias como imagens de satélite, drones e sistemas georreferenciados, a equipe da Coordenadoria de Prevenção e Preparação da Defesa Civil do Estado realizou um levantamento detalhado das áreas do município.

O trabalho envolveu reuniões de alinhamento, vistorias em campo, análises geotécnicas, entrevistas com moradores e levantamento dos históricos de ocorrências. Ainda, a análise da vulnerabilidade do município e a capacidade de resposta em caso de desastres.

Advertisement
Saiba Mais

“O mapeamento é fundamental para que o município possa agir de forma preventiva, direcionando recursos e esforços para os locais que mais precisam de atenção”, afirmou o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho.

Leia Também:  Investimento do Governo de MT impulsiona produtores de café do estado

O apoio ao município na realização do mapeamento de áreas de risco faz parte de um planejamento estratégico da Defesa Civil do Estado de fortalecimento da rede de proteção em todo o Mato Grosso.

No mês de abril, o município recebeu do Governo do Estado uma picape para auxiliar nas ações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Mapeamento de áreas de risco

Neste ano, a Defesa Civil Estadual também realizou o mapeamento de áreas suscetíveis a desastres nos municípios de Salto do Céu, Rio Branco, Tangará da Serra, Poxoréu, Cáceres, Porto Esperidião, São José do Rio Claro, Alto Taquari e Pedra Preta.

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil prende homem suspeito de agredir e ameaçar companheira

Um homem de 34 anos foi preso, em flagrante, pela Polícia Civil suspeito de ameaçar e agredir com uso de...

POLÍTICA MT07/07/2025

Decreto legislativo susta convênio do governo do estado com Capital Consig

Decreto legislativo que susta os efeitos do convênio do governo do estado que autorizou a empresa Capital Consig a realizar...

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva

Um homem, de 55 anos, foi preso pela Polícia Civil por descumprimento de medida protetiva. A prisão ocorreu neste domingo...

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil prende suspeito de matar vítima por vingança pessoal

Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia Civil suspeito de matar uma pessoa a golpes de faca. O...

POLÍCIA07/07/2025

Polícia Civil forma 125 policiais que reforçarão o combate à criminalidade em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (7.7), a formatura de 125 novos policiais civis, entre...

POLÍCIA07/07/2025

Vigia Mais MT auxilia na recuperação de três veículos no fim de semana em MT

As câmeras do programa Vigia Mais MT, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), auxiliou na recuperação de...

POLÍTICA MT07/07/2025

Wilson Santos celebra investimentos para 136 municípios com o Novo PAC Saúde

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, nesta segunda-feira (7), de evento promovido pelo ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA),...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA