Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CARLINDA

MATO GROSSO

SES e Ministério Público analisam contratos com hospitais filantrópicos em MT

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou uma reunião, nesta segunda-feira (22.9), para debater a aplicação dos contratos firmados junto aos hospitais filantrópicos em Mato Grosso. A agenda teve o objetivo de analisar a regularidade da execução contratual por parte das unidades.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o diálogo com os órgãos de controle é fundamental para dar transparência às ações da SES.

“Para nós, é importante que o Ministério Público esteja a par da legalidade dos contratos e também da execução apresentada pelas unidades filantrópicas contratadas pelo Estado. A SES trabalhou para ampliar a abrangência desses contratos, com o objetivo de facilitar o atendimento à população”, disse o secretário de Estado.

Já o promotor da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela da Saúde Coletiva, Milton Mattos, destacou que o Ministério Público busca analisar a aplicação dos contratos firmados pela SES junto aos hospitais filantrópicos, para verificar se há alguma providência a ser tomada.

Advertisement
Saiba Mais

“A ideia do Ministério Público é verificar em que pé está o cumprimento desses contratos, o que o Estado tem de proposta de aditivo ou de iniciação de novos serviços e também, relacionado à fila da regulação, como pode ser melhorada a oferta dos serviços”, declarou.

Leia Também:  Professores da Rede Estadual podem se inscrever para formação com foco em ODS e prêmio para as melhores práticas

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, Juliano Melo; a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi; a secretária adjunta de Unidades Especializadas, Patrícia Neves; e a servidora Elaine Morita.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Pesquisadores da Seaf e Empaer apresentam soluções estratégicas e inovação para agricultura de pequena escala

Published

on

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) participou de evento organizado pela Farmex Agricultura Familiar, no espaço integrado à GreenFarm Show 2025, no Parque Novo Mato Grosso. No evento especialistas e técnicos debateram soluções voltadas às cadeias produtivas estratégicas do estado, incluindo café, cacau, leite, aquaponia (Ciclo Vivo) e frutas tropicais, a exemplo do maracujá, destacando estratégias de manejo, sustentabilidade e inovação tecnológica. A rodada de palestras foram realizadas no sábado (20.9).

O técnico da Empaer, Fabrício Tomaz, abordou as cadeias do café e do cacau, apresentando técnicas avançadas de cultivo, como a seleção de variedades adaptadas às condições climáticas de Mato Grosso, manejo integrado de pragas e doenças, e práticas de conservação do solo.

“Com irrigação eficiente, adubação balanceada e sombreamento parcial, conseguimos aumentar significativamente a produtividade, mesmo em pequenas propriedades”, explicou Tomaz. O objetivo é mostrar que o pequeno produtor pode ter renda consistente mesmo com área reduzida, desde que adote boas práticas e tecnologias adequadas”, destacou Fabrício.

Leia Também:  Governador e primeira-dama entregam casas em Novo Horizonte do Norte e lançam SER Família Fé e Vida em Sorriso

Em seguida, Brasílio Ferreira, coordenador da Seaf, apresentou o projeto Ciclo Vivo em Aquaponia, um sistema integrado que combina a criação de peixes com a produção de hortaliças em ciclo fechado.

Advertisement
Saiba Mais

“A aquaponia é uma solução inteligente para o pequeno produtor, pois permite economia de água, aproveitamento de insumos e geração de renda com diversificação de culturas. Com o monitoramento correto da qualidade da água e escolha adequada das espécies, é possível alcançar alta produtividade com sustentabilidade”, explicou.

O médico-veterinário da Seaf, Eduardo Silva Dantas, trouxe informações sobre melhoramento genético e manejo do rebanho leiteiro, com foco na produtividade e qualidade do leite.

“O melhoramento genético de alto valor e a inseminação artificial são ferramentas essenciais para elevar a produção de leite nas propriedades familiares. Além disso, o manejo de pastagens e a alimentação balanceada são pilares fundamentais. Com assistência técnica e capacitação, conseguimos transformar a realidade de muitos produtores”, salientou o médico veterinário.

O engenheiro agrônomo e doutor em Agricultura Tropical, Luciano Gomes Ferreira, apresentou os avanços das pesquisas com o maracujazeiro, destacando técnicas como enxertia para controle de fusariose, condução em espaldeira e polinização manual.

Leia Também:  Bombeiros retiram corpo de vítima que ficou presa às ferragens em acidente na BR-158

“Estamos trabalhando com variedades adaptadas ao clima do Mato Grosso e técnicas que aumentam a produtividade, mesmo em áreas limitadas. Com um bom porta-enxerto e manejo correto, é possível alcançar entre 16 e 28 toneladas por hectare. Mas para isso, é fundamental investir em assistência técnica e integrar o produtor às cooperativas e agroindústrias”, alertou Luciano.

Advertisement
Saiba Mais

Pela primeira vez, a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur) participou do evento. Pelo menos 31 expositores marcaram presença nos quatro dias do Greenfarm Show, apresentando a diversidade da produção familiar mato-grossense e fortalecendo o intercâmbio entre agricultores, técnicos e o setor agroindustrial.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT22/09/2025

Deputado Thiago Silva busca apoio do Executivo para expansão da Unemat em Rondonópolis

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), deputado Thiago Silva (MDB), reforçou...

POLÍTICA MT22/09/2025

Educação Adventista é recebida na Assembleia Legislativa por Diego Guimarães

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) representantes da Igreja...

POLÍTICA MT22/09/2025

Deputado apresenta projeto que autoriza mulheres a portar armas de eletrochoque em Mato Grosso

O deputado Paulo Araújo (PP) apresentou o Projeto de Lei n°1439/2025, que autoriza mulheres maiores de 18 anos, residentes em...

POLÍCIA22/09/2025

Polícia Civil incinera drogas apreendidas na região de Araputanga

A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (22.9), no município de Araputanga (345 km a oeste de Cuiabá), a incineração de...

POLÍTICA MT22/09/2025

ALMT discute Pagamentos por Serviços Ambientais e destaca exemplos no Pantanal e no RS

A Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou nesta segunda-feira (22) a segunda reunião para debater...

POLÍCIA22/09/2025

Polícia Militar prende homem por violência doméstica em Cuiabá

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 23 anos, pelo crime de lesão corporal motivado por violência doméstica,...

POLÍCIA22/09/2025

Sema e PM apreendem 6,8kg de cachara descaracterizada em Gaúcha do Norte

A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em conjunto com a Polícia Militar,...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA