Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta sexta-feira (29.11), o “Dia D” contra a dengue em Mato Grosso. Com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, a ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, além de zika e chikungunya.

A campanha é realizada em consonância com a mobilização nacional proposta pelo Ministério da Saúde e em parceria com os municípios, que receberão apoio da SES nas ações. Em alguns municípios serão realizadas campanhas de conscientização nas escolas, limpezas nos espaços públicos das cidades, visitas dos agentes de saúde nas residências.

De acordo com o Ministério da Saúde, com apenas 10 minutos por dia é possível ter atitudes simples, mas eficazes contra a dengue, como: verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d’água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de manter pneus em locais cobertos.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta em prisão de oito motoristas dirigindo sob efeito de álcool em Cuiabá

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça sobre a importância de a população contribuir para a prevenção dessas doenças, começando pelo quintal de casa.

Advertisement
Saiba Mais

“São atitudes simples, mas que são essenciais para interromper o ciclo de vida do mosquito e proteger a comunidade. É importante que a população entenda que a prevenção começa em casa e o impacto se reflete em toda a sociedade. As formas mais eficazes de prevenção à dengue continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados”, destacou.

Devido ao período de chuvas em Mato Grosso, que teve início em setembro e segue até o mês de maio, existe a possibilidade de aumento no surgimento e na proliferação do mosquito transmissor, por isso a importância de se redobrar a atenção.

Além dos cuidados essenciais, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, também reforça a importância de se receber os agentes de saúde e endemias e manter o calendário de vacinação em dia.

“É importante que os municípios intensifiquem as ações dos agentes de saúde e que a população receba esses agentes, para que eles verifiquem os quintais das casas. São profissionais capacitados e que estarão devidamente identificados. Além disso, é importante se atentar à imunização de crianças e adolescentes, público elencado pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a dengue”, pontuou Alessandra.

Leia Também:  Indea e parceiros promovem evento para celebrar última vacinação em Mato Grosso

Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Advertisement
Saiba Mais

Para mais dados relacionados ao número de casos notificados, confirmados e óbitos em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 34, disponível neste link.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda

Published

on

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que o equilíbrio fiscal é um ponto fundamental para garantir que o Estado faça os investimentos necessários para melhorias à população.

“O equilíbrio das contas públicas permite os investimentos que impactam diretamente na vida dos cidadãos, como na infraestrutura, saúde e educação. Hoje, Mato Grosso é um exemplo de que o caminho para crescer passa por esse equilíbrio. Não há outro caminho e os resultados do Estado mostram o compromisso desta gestão com o equilíbrio fiscal e investimentos estratégicos”, destacou.

De acordo com o Ranking de Competitividades de Estados e Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso é considerado o estado mais sólido financeiramente do país e ocupa o primeiro lugar em equilíbrio fiscal.

A avaliação do CLP analisou a capacidade dos estados de administrarem suas dívidas, com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, referentes a 2023.

Advertisement
Saiba Mais

Em 2023, Mato Grosso consolidou sua posição com o fortalecimento das receitas, fruto de medidas de controle fiscal adotadas nos últimos anos. Esse cenário permitiu a realização de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros setores estratégicos, sem comprometer a sustentabilidade financeira do estado.

Leia Também:  Indea e parceiros promovem evento para celebrar última vacinação em Mato Grosso

O que é solvência fiscal?

A solvência fiscal mede a capacidade de um estado de honrar suas dívidas, considerando a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor o percentual, melhor a saúde financeira de um estado, pois indica que suas receitas regulares são suficientes para pagar dívidas e realizar novos investimentos.

Com a combinação de crescimento expressivo na arrecadação e gestão prudente, Mato Grosso alcançou a liderança nacional nesse indicador, mantendo suas dívidas sob controle.

Essa posição fortalece a imagem do estado como confiável para investidores, demonstrando sua capacidade de honrar compromissos e financiar novos projetos.

Advertisement
Saiba Mais

Além disso, o destaque no ranking possibilita que Mato Grosso obtenha financiamentos com condições mais vantajosas, garantindo recursos para ampliar obras e serviços essenciais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT10/12/2024

Pacientes renais poderão de ter rede de atendimento ampliada

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta terça-feira (10), o...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende mãe investigada pelo crime de favorecimento à exploração sexual em Matupá

Uma mulher investigada por favorecimento a exploração sexual de dois filhos menores de idade foi presa pela Polícia Civil, nesta...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende suspeito com arma possivelmente usada em execução de comerciante

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum prenderam em flagrante, nesta terça-feira (10.12), um suspeito de...

POLÍTICA MT10/12/2024

Comissão aprova convocação de secretário de saúde para tratar sobre nomeação de aprovados no concurso

A Comissão Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a convocação do secretário estadual de...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende homem homem que ameçou mulher e descumpriu medida protetiva

A equipe da Delegacia de Matupá cumpriu na segunda-feira (09.12) a prisão de um homem que ameaçou a ex-companheira e...

POLÍTICA MT10/12/2024

ALMT convoca força-tarefa para resolver caos na saúde e aguarda audiência de conciliação

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS Uma audiência de conciliação deverá aliviar o caos instalado na Saúde de Cuiabá e Várzea Grande....

POLÍCIA10/12/2024

Investigado por tráfico de skunk para Goiás é preso pela Polícia Civil em VG

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes prendeu na manhã desta terça-feira (10.12), em Várzea Grande, um envolvido em...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA