Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

MATO GROSSO

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11.360 câmeras de monitoramento entregues

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) entregou 11.360 câmeras do programa Vigia Mais MT para fortalecer a segurança em Mato Grosso.

Até o momento, 126 dos 142 municípios do Estado aderiram ao programa, representando quase 90% de adesão. Deste total, 53 municípios concluíram 100% da instalação dos equipamentos, enquanto outros 39 estão em fase de instalação parcial.

Das câmeras disponibilizadas, 9.520 são fixas, 920 speed dome e 920 OCR’s, que permitem a leitura de placas em um raio de até 2,5 quilômetros de distância.

Criado para aliar tecnologia às ações da segurança pública, o programa previa, inicialmente, a entrega de 15 mil câmeras para os 142 municípios e outros entes públicos e privados, que manifestassem interesse de tornarem parceiros do Estado no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse público e coletivo.

Advertisement
Saiba Mais

Porém, o número aumentou para mais de 20 mil câmeras com a ampliação para atendimento de escolas e de secretarias como por exemplo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que fez aquisição e instalou 5.500 câmeras nas unidades escolares estaduais.

Leia Também:  Poder Judiciário e Escola da Magistratura de Mato Grosso formam primeira turma de mestrandos

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) também se integrou ao programa e retirou 284 câmeras de videomonitoramento para serem instaladas em rodovias estaduais e nos perímetros dos postos fiscais, auxiliando em ações de fiscalização fazendária e também de segurança pública.

A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso a todas as imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri destacou a tecnologia como uma importante ferramenta de combate à criminalidade.

“Nosso objetivo é implantar o Vigia Mais MT em todos os municípios do Estado, unindo o efetivo humano à tecnologia. Dos 142 municípios, 126 assinaram o termo de cooperação para retirar as câmeras do programa, ou seja, temos quase 90% de adesão dos municípios de Mato Grosso. Além, é claro, dos grandes parceiros que temos, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Aprosoja, Distrito Industrial de Cuiabá e Várzea Grande, e entidades de classe. Vamos criar uma muralha digital em Mato Grosso para reprimir as ações criminosas e trazer mais sensação de segurança à população”, disse.

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Conheça os sorteados pela Setasc que assistirão ao jogo do Cuiabá nesta quinta-feira (05)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda

Published

on

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que o equilíbrio fiscal é um ponto fundamental para garantir que o Estado faça os investimentos necessários para melhorias à população.

“O equilíbrio das contas públicas permite os investimentos que impactam diretamente na vida dos cidadãos, como na infraestrutura, saúde e educação. Hoje, Mato Grosso é um exemplo de que o caminho para crescer passa por esse equilíbrio. Não há outro caminho e os resultados do Estado mostram o compromisso desta gestão com o equilíbrio fiscal e investimentos estratégicos”, destacou.

De acordo com o Ranking de Competitividades de Estados e Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso é considerado o estado mais sólido financeiramente do país e ocupa o primeiro lugar em equilíbrio fiscal.

A avaliação do CLP analisou a capacidade dos estados de administrarem suas dívidas, com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, referentes a 2023.

Advertisement
Saiba Mais

Em 2023, Mato Grosso consolidou sua posição com o fortalecimento das receitas, fruto de medidas de controle fiscal adotadas nos últimos anos. Esse cenário permitiu a realização de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros setores estratégicos, sem comprometer a sustentabilidade financeira do estado.

Leia Também:  Poder Judiciário e Escola da Magistratura de Mato Grosso formam primeira turma de mestrandos

O que é solvência fiscal?

A solvência fiscal mede a capacidade de um estado de honrar suas dívidas, considerando a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor o percentual, melhor a saúde financeira de um estado, pois indica que suas receitas regulares são suficientes para pagar dívidas e realizar novos investimentos.

Com a combinação de crescimento expressivo na arrecadação e gestão prudente, Mato Grosso alcançou a liderança nacional nesse indicador, mantendo suas dívidas sob controle.

Essa posição fortalece a imagem do estado como confiável para investidores, demonstrando sua capacidade de honrar compromissos e financiar novos projetos.

Advertisement
Saiba Mais

Além disso, o destaque no ranking possibilita que Mato Grosso obtenha financiamentos com condições mais vantajosas, garantindo recursos para ampliar obras e serviços essenciais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT10/12/2024

Pacientes renais poderão de ter rede de atendimento ampliada

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta terça-feira (10), o...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende mãe investigada pelo crime de favorecimento à exploração sexual em Matupá

Uma mulher investigada por favorecimento a exploração sexual de dois filhos menores de idade foi presa pela Polícia Civil, nesta...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende suspeito com arma possivelmente usada em execução de comerciante

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum prenderam em flagrante, nesta terça-feira (10.12), um suspeito de...

POLÍTICA MT10/12/2024

Comissão aprova convocação de secretário de saúde para tratar sobre nomeação de aprovados no concurso

A Comissão Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a convocação do secretário estadual de...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende homem homem que ameçou mulher e descumpriu medida protetiva

A equipe da Delegacia de Matupá cumpriu na segunda-feira (09.12) a prisão de um homem que ameaçou a ex-companheira e...

POLÍTICA MT10/12/2024

ALMT convoca força-tarefa para resolver caos na saúde e aguarda audiência de conciliação

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS Uma audiência de conciliação deverá aliviar o caos instalado na Saúde de Cuiabá e Várzea Grande....

POLÍCIA10/12/2024

Investigado por tráfico de skunk para Goiás é preso pela Polícia Civil em VG

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes prendeu na manhã desta terça-feira (10.12), em Várzea Grande, um envolvido em...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA