Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra grupo criminoso especializado em extorsão

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), e a Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes Informáticos e Defraudações, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagraram na manhã desta quinta-feira (13.3) a Operação Phantom, com alvo na desarticulação de um grupo criminoso especializado em crime de sextorsão, que envolve a extorsão mediante o uso de imagens íntimas das vítimas.

Na operação, são cumpridas 28 ordens judiciais, sendo 13 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, após investigações da Polícia Civil de Mato Grosso, iniciadas em 2021.

Os mandados são cumpridos nos municípios de Bento Gonçalves (RS), Caxias do Sul (RS), Guaporé (RS) e Itajaí (SC). A operação contou com o apoio da 8ª Região Policial da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e da Divisão de Investigação Criminal de Itajaí (DIC/Itajaí).

A investigação, conduzida pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado, revelou que os criminosos se passavam por policiais e parentes de supostas vítimas para extorquir empresários, na modalidade conhecida como “sextorsão”. Entre as vítimas está um empresário de Cuiabá, que foi coagido a transferir mais de R$ 2 milhões aos criminosos, sob a ameaça de ter seu nome envolvido em investigações falsas ou de ter supostas imagens íntimas suas divulgadas.

Advertisement
Saiba Mais

Diante das provas reunidas nas investigações da DRCI, foi representado pelas ordens judiciais contra os investigados, sendo determinado pela Justiça, além das prisões, o sequestro de bens móveis e imóveis, bem como o bloqueio de contas bancárias dos investigados.

Leia Também:  Procurado por crimes cometidos no interior de Goiás é localizado pela Polícia Civil em VG

Sextorsão

Nesta modalidade de extorsão, os criminosos utilizam um perfil falso e bastante engenharia social (tática utilizada por cibercriminosos para convencer usuários descuidados a encaminhar conteúdos sigilosos, contaminar seus computadores com malware ou abrir links para sites maléficos), por meio das redes sociais, com a fotografia de uma jovem bonita e atraente, convidando a vítima inicialmente para serem amigos.

Na sequência, começam a trocar vídeos e fotos íntimas por aplicativos de mensagens e, a partir daí, outro integrante do grupo criminoso entra em cena, se passando por um policial civil ou pelo suposto pai, padrasto ou outro parente da jovem, alegando que ela é menor de idade e que a vítima estaria envolvida em crime de pedofilia por meio da internet.

O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil de Mato Grosso, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, destacou a importância da operação e a necessidade de atuação rigorosa contra esse tipo de crime.

Advertisement
Saiba Mais

“A Operação Phantom representa um marco no combate aos grupos criminosos que utilizam a intimidação e o uso indevido da identidade policial para extorquir cidadãos. O sucesso desta ação só foi possível graças à cooperação entre as polícias civis de diferentes estados, reforçando o compromisso das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado. Continuaremos firmes na missão de desarticular esses grupos e proteger a população”, disse o delegado.

Leia Também:  Polícia Civil apreende armas de fogo em residência de médico de Sorriso

Tolerância Zero

A Operação Phantom integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso no enfrentamento à criminalidade, através da operação Inter Partes, e faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

A Polícia Civil reforça a orientação para que vítimas de extorsão ou fraudes denunciem os fatos o quanto antes, garantindo que os criminosos sejam identificados e responsabilizados.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil prende padrasto por agressões a enteado de dois anos em Tapurah

Published

on

Um homem que agrediu gravemente o enteado de apenas dois anos de idade foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (18.3), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Tapurah. O suspeito, de 27 anos, foi autuado em flagrante por lesão corporal qualificada na violência doméstica.

As investigações iniciaram após a equipe da Polícia Civil ser acionada pelo Hospital Municipal de Lucas do rio Verde, que relatou o atendimento a uma criança com sinais evidentes de agressão, incluindo hematomas no rosto, pescoço, costas, orelhas e ao redor dos olhos, além de vômitos e náuseas.

Os fatos ocorreram em uma fazenda, na zona rural de Tapurah. A mãe da criança acordou por volta das 4 horas e encontrou o filho desmaiado, porém só conseguiu um táxi para levá-lo ao hospital, ao amanhecer, por volta das 7 horas.

Com o avanço das investigações, os policiais realizaram a oitiva de testemunhas que relataram que a criança frequentemente apresentava hematomas, apontando o padrasto como o principal suspeito de praticar as agressões. Em agressão anterior, a criança ficou tão machucada que a babá não conseguiu dar banho nela.

Advertisement
Saiba Mais

Relatos também indicam que, na noite anterior, o padrasto e a mãe estavam consumindo bebida alcoólica. Com base nas informações colhidas, os policiais da Delegacia de Tapurah iniciaram as diligências para localização do suspeito conseguindo realizar a sua prisão em flagrante.

Leia Também:  Autor de assassinato de namorada em Juscimeira fugiu com celular, cartão e veículo da vítima

Ele foi conduzido à delegacia, onde após ser interrogado, foi lavrado o flagrante, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA19/03/2025

Polícia Civil prende padrasto por agressões a enteado de dois anos em Tapurah

Um homem que agrediu gravemente o enteado de apenas dois anos de idade foi preso em flagrante pela Polícia Civil,...

POLÍCIA19/03/2025

Suspeito de estuprar e espancar mulher é preso em flagrante pela Polícia Militar

Equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem suspeito de agredir e estuprar a esposa, na madrugada desta...

POLÍTICA MT19/03/2025

Max Russi afirma que Assembleia Legislativa vai cobrar justiça em relação ao caso Emelly

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), em pronunciamento no plenário durante sessão ordinária...

POLÍTICA MT19/03/2025

Wilson Santos critica polarização e defende o papel fiscalizador do Legislativo

O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi palco de uma discussão acalorada entre os parlamentares, nesta quarta-feira...

POLÍCIA19/03/2025

Homem com 11 passagens criminais é preso pela Cavalaria da PM com mandado de prisão em aberto

A equipe da Cavalaria da Polícia Militar prendeu um homem, de 32 anos, com mandado de prisão em aberto pelo...

POLÍCIA19/03/2025

Foragido por abusos de crianças no Paraná é preso pela Polícia Civil em Comodoro

Um homem foragido da Justiça do Paraná por abusos sexuais praticados contra crianças foi preso pela Polícia Civil de Mato...

POLÍCIA19/03/2025

Polícia Civil reúne 135 servidoras em evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Polícia Civil, por meio das Coordenadorias de Gestão de Pessoas e de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA