Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

POLÍTICA MT

Escolas recebem aparelhos de ar-condicionado através de emenda do deputado João Batista

Publicado em

“Firmamos essa parceria com o vereador Lourival, que nos visitou e fez a solicitação por meio de ofícios, ressaltando as necessidades da comunidade escolar da região”, explicou o parlamentar

Foto: Marcos Lopes

As escolas estaduais Maria Quitéria, Mário de Andrade e Paulo Freire, em Castanheira (776 quilômetros de Cuiabá), foram contempladas com o total de 33 aparelhos de ar-condicionado, para garantir melhorias estruturais a alunos e profissionais da educação do município. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda de autoria do deputado estadual João Batista do Sindspen (PP). Conforme explicou João Batista, o pedido partiu de uma solicitação formalizada pelo vereador Professor Lourival (PSD), em visita ao gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em 2021.

Advertisement
Saiba Mais

“Firmamos essa parceria com o vereador Lourival, que nos visitou e fez a solicitação por meio de ofícios, ressaltando as necessidades da comunidade escolar da região. Realizamos as tratativas com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e destinamos o recurso que resultou na compra de 33 aparelhos para o município de Castanheira, sendo 19 destinados à Escola  Estadual Paulo Freire, 11 enviados à Escola Estadual Mário de Andrade e três unidades para a Escola Estadual Maria Quitéria. Esperamos que esses equipamentos proporcionem bem-estar aos alunos e funcionários, auxiliando também nas atividades desenvolvidas. Seguimos trabalhando por resultados”, disse o deputado.

Para o vereador Professor Lourival, as aquisições “chegaram em boa hora”, garantindo o conforto e a comodidade dos docentes e discentes.

“Primeiramente, gostaria de agradecer o deputado João Batista, que atendeu prontamente o nosso pleito e se empenhou em todos os encaminhamentos. Esses ares-condicionados serão de grande valia para o desempenho nos estudos dos nossos alunos. O ambiente escolar influencia diretamente no humor, na concentração e até mesmo na saúde dos estudantes, tendo em vista que eles passam grande parte do seu dia dentro das salas de aula. Enfim, os benefícios são inúmeros, posso citar ainda, a redução da evasão escolar, tornando o momento de estudo muito mais prazeroso”, concluiu o vereador Lourival.

INVESTIMENTOS: Ao todo, o deputado João Batista já destinou 165 aparelhos de ar-condicionado, adquiridos com recursos de emendas parlamentares, que foram encaminhados aos municípios do interior do estado. Entre as cidades contempladas com os equipamentos estão: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Castanheira, Guiratinga, Juscimeira, Rondonópolis, Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger.

Advertisement
Saiba Mais
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Escolas da rede municipal de Sinop entram em recesso escolar na próxima segunda (3)
Advertisement

POLÍTICA MT

CST da Moradia vai discutir alternativas para solucionar o déficit habitacional em MT

Published

on

Apesar de ser garantido na Carta Constitucional o acesso a uma moradia digna, isso ainda não é realidade para muitos brasileiros. Com o aumento de pessoas vivendo em moradias inadequadas ou até a falta de um lar, o déficit habitacional no Brasil vem crescendo a cada ano. 

Em Mato Grosso o déficit habitacional atinge quase 65 mil famílias de baixa renda em 23 dos 142 municípios mato-grossenses. Somente em Cuiabá, 22 mil famílias carentes não possuem casa própria. Em Várzea Grande são mais de 7,5 mil. Os dados são da Associação Comunitária de Habitação do Estado de Mato Grosso (ACDHAM) e abrangem os municípios onde a entidade está presente. 

Em uma tentativa de equalizar esse problema, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso deverá instituir a Câmara Setorial Temática da Moradia Popular, requerida pelo Wilson Santos (PSD). Obter um diagnóstico atualizado do déficit habitacional em Mato Grosso é a primeira pauta de trabalho definida durante reunião de preparação da CST, que aconteceu na manhã de quinta-feira (18). “Acreditamos que esse número seja muito maior e que deve chegar a mais de 120 mil famílias no estado”, avaliou o parlamentar.

Leia Também:  Escolas da rede municipal de Sinop entram em recesso escolar na próxima segunda (3)

“O desafio de resolver isso integralmente não é fácil e sabemos que não tem uma solução simples e rápida, não existe a possibilidade de construir esse grande número de casas em cinco ou dez anos”, reconheceu Santos. “Precisamos parar de empurrar esse problema com a barriga e buscar alternativas. Um dos caminhos, neste momento, na minha concepção, é o loteamento urbanizado” , avaliou.

Advertisement
Saiba Mais

O grupo formado por agentes públicos, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, sociedade civil e iniciativa privada, vai discutir propostas para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à situação que representa um grave problema social.

Wilson Santos citou a habitação como uma das principais políticas públicas que contempla a família em sua totalidade e destacou a importância de debater o tema com todos os entes envolvidos. “Nos vamos notificar também todos os órgão envolvidos e responsáveis por habitação e loteamento para pedir um diagnóstico da situação no estado, para estudar alternativas que possam ser trabalhadas desde já”, defendeu Santos.

Para Emídio de Souza, presidente da ACDHAM, apontou a redução da destinação de recursos do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) para a habitação e a falta de sensibilidade dos gestores municipais e estaduais como alguns dos principais fatores que dificultam a redução do déficit habitacional. “O que precisa acontecer é investimento em moradias para as faixas 0 e 1 da população, que são aquelas com pouco ou quase nada de recursos para acessar um financiamento”, afirmou. Segundo ele, a moradia social precisa ser prioridade para atender famílias em situação de vulnerabilidade.  

Leia Também:  ALMT derruba parecer e aprova projeto que permite realização de “prova de vida” em domicílio

A consultora do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Izza Karol Pizza explicou que o Estado já solicitou um estudo de áreas para construção habitacional. “Esse é uma grande precaução do Governo do Estado, que já está fazendo um levantamento de áreas que atendam os requisitos para desenvolvimento de projetos habitacionais”, adiantou.  “A união de esforços a partir do trabalho da CST é muito oportuna e pode trazer novas soluções e propostas”, avaliou.

Participaram da reunião o deputado Beto Dois a Um (PSB), e representantes do Ministério Público, do MT Participações e Projetos S/A (MT Par), da Caixa Econômica Federal e outras instituições.

Advertisement
Saiba Mais

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT18/04/2024

CST da Moradia vai discutir alternativas para solucionar o déficit habitacional em MT

Apesar de ser garantido na Carta Constitucional o acesso a uma moradia digna, isso ainda não é realidade para muitos...

POLÍTICA MT18/04/2024

ALMT promove seminário de capacitação a gestores públicos municipais na próxima semana

A Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa, juntamente com...

POLÍCIA18/04/2024

Homem que agrediu esposa por não aceitar fim do relacionamento é preso em Confresa

Um homem que vinha agredindo a sua companheira há cerca de um ano por não aceitar o fim do relacionamento...

POLÍTICA MT18/04/2024

Presidente Botelho participa de reunião que busca ações de segurança para os motoristas por aplicativo

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), e o presidente da Comissão de Segurança...

POLÍTICA MT18/04/2024

Posto de cadastramento eleitoral da ALMT já atendeu mais de 200 pessoas

Com 21 dias para encerrar o prazo à regularização do título eleitoral, visando às eleições municipais de outubro de 2024,...

POLÍCIA18/04/2024

Operações Contra o Tráfico: Apreensões e Detenções em Diversas Cidades de Mato Grosso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso vem intensificando suas ações de combate ao tráfico de drogas, resultando em...

POLÍCIA18/04/2024

Polícia Civil identifica autor e esclarece morte de jovem em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste de Cuiabá), identificou o...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA