Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

POLÍTICA MT

Projeto que cria política de prevenção à mortalidade materna em MT

Publicado em


Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social

Com base em dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) que coloca o Brasil como responsável por cerca de 20% das mortes maternas no mundo, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) elaborou o Projeto de Lei nº 1133/2021, que prevê a criação da Política Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, apoio e acolhimento de gestantes e parturientes durante endemias, epidemias ou pandemias.

O parlamentar destaca que as vítimas são, principalmente, mulheres pobres e o óbito ocorre na gravidez, no parto ou puerpério. O objetivo da proposta é, dentre outros, identificar a magnitude da mortalidade materna em Mato Grosso, suas causas e fatores que a determinam; implantar medidas que previnam essas mortes; melhorar as informações sobre óbitos maternos; avaliar a assistência prestada às gestantes; e recomendar, encaminhar e solicitar investigação sobre as mortes aos organismos competentes.

Advertisement
Saiba Mais

Segundo Barranco, 92% das mortes maternas ocorrem por causas que poderiam ser evitadas, motivo pelo qual ela destaca a relevância da sua lei. “As causas de morte materna, em sua maioria, são evitáveis: hipertensão, hemorragias, infecções pós-parto, complicações no parto e aborto inseguro. E com a chegada da pandemia de Covid-19 houve um agravamento dessa realidade. Segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBR Covid-19), o número de mortes de grávidas e puérperas, mães de recém-nascidos por covid-19 no Brasil mais que dobrou em 2021 em relação à média semanal de 2020”, ressaltou.

Diante do exposto, o parlamentar enfatiza que “cabe aos agentes políticos atuar para fortalecer e ampliar a prevenção da mortalidade materna, apoio e acolhimento de gestantes e parturientes durante endemias, epidemias e pandemias em todo o estado”.

A atuação do deputado tem como um dos principais focos a proteção à mulher, em todos os aspectos, e a preservação de vidas. “Acreditamos que quando uma família perde uma mãe ela perde o seu alicerce, por essa mesma razão a Organização Mundial da Saúde colocou dentro do 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável a prevenção da mortalidade materna, preconizando que, até 2030, o índice de mortes maternas seja de, no máximo, 70 a cada 100 mil nascidos vivos”, finalizou.

Apresentado na primeira semana de dezembro de 2021, o PL já entrou na pauta e ainda deve tramitar pelas Comissões internas da Casa de Leis.

Fonte: ALMT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto Social leva aulas de música para crianças e adolescentes em Confresa
Advertisement

POLÍTICA MT

Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu

Published

on

Atendendo aos moradores do distrito de Aguaçu, em Cuiabá, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), aprovou a Indicação 1474/24, que solicita a criação de um núcleo da Polícia Militar na região. O pedido foi enviado ao governador Mauro Mendes, com cópia à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

A proposta busca reforçar a segurança pública e garantir um atendimento mais eficiente à população local. O parlamentar destaca que a medida aumentará a eficácia das ações da Polícia Militar, proporcionando um atendimento mais ágil à comunidade.

Na justificativa, Botelho ressalta que a criação do núcleo vai beneficiar tanto a comunidade quanto os policiais, assegurando melhores condições de trabalho para os agentes e maior proximidade com a área de atuação. Para a população, a iniciativa significa mais segurança e agilidade nos atendimentos, resultando em uma maior sensação de proteção e maior eficiência em situações de emergência.

“Aprovamos essa indicação para atender ao clamor dos moradores do distrito de Aguaçu. É uma ação importante que contribuirá para a melhoria da segurança na região, reduzindo o tempo de resposta nas ocorrências e ampliando a cobertura em uma área com grande fluxo de pessoas, especialmente nos períodos de maior movimentação no distrito”, afirmou Botelho.

Advertisement
Saiba Mais

O advogado Ivanildo de Almeida, que possui sítio e familiares no distrito, reforçou a importância da medida.

Leia Também:  Comidas típicas, apresentação musical, dança e muita diversão no Arraial da ALMT

“O nosso distrito de Aguaçu necessita de um núcleo permanente da PM, considerando o crescimento da região e o desenvolvimento do turismo e do lazer. Com a chegada do asfaltamento, o deslocamento de pessoas para a área também tende a aumentar, e, infelizmente, a criminalidade acompanha esse fluxo. A implantação de um núcleo da PM trará mais segurança aos moradores”, esclarece o advogado.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Saiba Mais
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil intensifica ações policiais em Água Boa

¿Intensificando as ações de combate a criminalidade no município de Água Boa, a Polícia Civil na primeira semana de dezembro...

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil prende autor de furtos em comércios de Água Boa

Um homem, suspeito de praticar diversos furtos qualificados em estabelecimentos comerciais do município de Água Boa, foi preso em flagrante...

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil apreende 9 escavadeiras usadas em garimpo ilegal em fazenda

Nove escavadeiras funcionando ilegalmente em uma propriedade rural, do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, foram apreendidas pela Polícia...

POLÍCIA08/12/2024

Polícia Civil prende em Água Boa criminoso procurado da Justiça

O último foragido da Operação Ordem Pública, deflagrada pela Polícia Civil nos município de Água Boa e Querência, foi preso...

POLÍCIA07/12/2024

Polícia Civil apreende 50 peças de entorpecentes em Primavera do Leste

Mais de 50 peças de entorpecentes, entre tijolos e tabletes de maconha e cocaína, foram apreendidas, na noite de sexta-feira...

POLÍCIA07/12/2024

Polícia Civil apreende 128 mil reais e 31 mil dólares em notas falsas com influenciadores

Durante a Operação 777, deflagrada pela Polícia Civil na semana passada, as equipes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor...

POLÍCIA06/12/2024

Polícia Civil recupera em Cuiabá moto de alta cilindrada adquirida em golpe do falso pagamento

Policiais da Delegacia Especializada de Estelionatos e Outras Fraudes recuperaram, nesta sexta-feira (06.12), uma motocicleta de alta cilindrada, avaliada em...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA