Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

Projeto Social

Projeto Social irá resgatar dignidade e dar oportunidade de mudança na vida de 300 mulheres cuiabanas

Publicado em

Vice-presidente da ALMT pontua mudança de vida de mulheres através do Projeto

No momento em que o mundo luta e tenta combater os efeitos sociais e econômicos, deixados por uma das cinco maiores pandemias já sofridas nos últimos 100 anos – o novo Coronavírus – ainda causa muito medo e deixa um estrago irreparável para a humanidade. Prestar solidariedade, auxiliando as pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, se torna vital.

Com o intuito de contribuir e tentar amenizar as consequências deixadas à milhares de famílias afetadas pela Covid-19 e principalmente, resgatar a dignidade, oportunizando a mudança de vida de mulheres em Cuiabá, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), em parceria com o CENPER – Centro Pedagógico de Ensino Especial Regina Maria da Silva Marques; Secretaria de Estado de Cultura de MT e a David Melo Culinary Scholl, através do chef David Melo, que será coordenador do curso, capacitará 300 mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, com o curso de gastronomia, que acontecerá durante o mês de novembro na capital, possibilitando a autonomia financeira e a geração de renda.

Deputado Dilmar explicou que a ideia é resgatar a dignidade dessas mulheres e oportuniza-las, para que possam entrar no mercado de trabalho e garantir sustento para suas famílias. “Não podemos ficar esperando as coisas acontecerem. Precisamos arregaçar as mangas e entrar de cabeça no social e este projeto irá contemplar, inicialmente, essas 300 mulheres, em Cuiabá, mas a nossa intenção, juntamente com o pessoal do CENPER, é capacitar mais de três mil mulheres em todo o estado de MT” disse Dilmar.

Advertisement
Saiba Mais

Deputado ainda salientou que o momento atravessado pela pandemia da Covid-19 no mundo, e não diferente, o estado de MT, o isolamento e o afastamento das pessoas, ocasionou a perca de renda e, consequentemente, a disparidade financeira dentro do lar de milhares de famílias. “Estamos passando um momento muito delicado, muitas pessoas perderam seus negócios ou estão com muitas dificuldades e, mais uma vez, vamos nos juntar e oportunizar este curso, que é este projeto de capacitação dessas 300 mulheres, com este curso de gastronomia que é muito importante para mim. Poder participar desse projeto, dando qualificação, capacitação e acima de tudo, conhecimento para que elas possam, voluntariamente, abrir o seu negócio e assim, possam ter uma atividade e renda, através da dignidade resgatada com este projeto, é isso que muitos precisam, oportunidade” finalizou deputado.

Leia Também:  Novo prédio da Unemat em Rondonópolis precisa de ajustes finais para ser inaugurado no primeiro semestre

Pedro Paulo Fernandes da Silva, coordenador do CENPER, explicou que o projeto foi idealizado com o apoio do deputado Dilmar, justamente neste momento que mulheres enfrentam, pós pandemia da Covid-19, e têm a necessidade e a oportunidade de poder entrar, ou mesmo, voltar ao mercado de trabalho. “Tivemos um crescimento absurdo de desemprego e, desta forma, pensamos em criar um curso onde possamos oportunizar essas mães, essas mulheres cuiabanas, a ter seu próprio negócio, então, neste sentido, graças ao entendimento do deputado Dilmar, em relação a necessidade de capacitar essas mulheres, e o apoio, através de uma Emenda Parlamentar, vamos poder iniciar esse projeto, que tenho certeza, será case de sucesso e servirá de exemplo para todo o país, precisamos sair da nossa zona de conforto, precisamos contribuir com o próximo, ajudar, dar oportunidades”, disse Pedro Paulo.

As inscrições iniciaram segunda-feira (18), e podem ser realizadas das 13h30 às 16h30, pelo telefone (65) 3624-1298, de segunda à sexta-feira. As interessadas podem comparecer na sede do CENPER, que fica localizado na rua Fenelon Müller, 897, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Lembrando que é necessário apresentar comprovação de endereço e os documentos pessoais.

Leia Também:  Associações sem fins lucrativos e voltadas à coletividade poderão ser declaradas de utilidade pública

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA MT

Pacientes renais poderão de ter rede de atendimento ampliada

Published

on

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta terça-feira (10), o parecer favorável à proposta que amplia a rede de atendimento a pacientes renais crônicos no estado. O Projeto de Lei 1409/2024 acrescente dispositivos à Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnóstico de Doença Renal Crônica, estabelecida pela Lei 10.302/2015.

A proposta apresentada pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) deverá agora passar por segunda votação em Plenário e, se aprovada, seguir para sanção do governador do Estado. O objetivo do projeto é garantir que os pacientes que precisam de atendimento contínuo, tenham acesso facilitado por meio da descentralização dos centros de tratamento.

“A política para os pacientes que têm insuficiência renal crônica é extremamente importante. Às vezes, com ações simples, a gente consegue melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Caso o projeto seja aprovado, será possível diminuir as distâncias percorridas para realização do tratamento. A proposta visa atender o povo do Mato Grosso, fazer a divisão de renda. Estamos num estado que produz tanto, que gera tanta riqueza, mas que muitas das vezes essa riqueza não chega até a ponta, até onde mais”, afirma o autor da proposta.

Leia Também:  ALMT entrega moções de aplausos pelos 130 anos da Presença Salesiana no estado

Para o presidente da CCJR, deputado Júlio Campo (União), a alteração na Política vai reduzir o sofrimento das pessoas em tratamento, que muitas vezes viajam por horas para ter acesso à diálise. “Não tem como uma pessoa que precisa fazer duas, três diálises por semana, viajar 200, 300 quilômetros por dia. Eu mesmo, por meio de emendas parlamentares, destinei recursos para viabilizar a implantação da rede de tratamento em Juína”.

Advertisement
Saiba Mais

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) também chamou a atenção para a importância da descentralização e disse que as emendas são uma ferramenta importante para garantir que os recursos cheguem em lugares onde, muitas vezes, o governo não consegue identificar a demanda. “A gente fica feliz em ver que os deputados estão alinhados para poder proporcionar saúde e qualidade de vida para aqueles que não são ouvidos pelo poder público estadual, já que a demanda é volumosa”, destacou Guimarães.

De acordo com o Plano de Prevenção e Tratamento à Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em Mato Grosso, o estado possui 267.584 pacientes renais crônicos com mais de 20 anos e 12 estabelecimentos habilitados para a realização de hemodiálise, sendo quatro sob gestão estadual e oito sob gestão municipal.

Leia Também:  Audiência pública discute moratórias da soja e da carne

O PL 1409/2024 prevê a ampliação do acesso à atenção básica em saúde, com ênfase na prevenção, detecção e tratamento precoce da insuficiência renal crônica; a implementação dos programas de triagem e acompanhamento; promoção de ações de reabilitação e suporte multidisciplinar aos pacientes com insuficiência renal crônica em estágio avançado, entre outros.

Fonte: ALMT – MT

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT10/12/2024

Pacientes renais poderão de ter rede de atendimento ampliada

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta terça-feira (10), o...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende mãe investigada pelo crime de favorecimento à exploração sexual em Matupá

Uma mulher investigada por favorecimento a exploração sexual de dois filhos menores de idade foi presa pela Polícia Civil, nesta...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende suspeito com arma possivelmente usada em execução de comerciante

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum prenderam em flagrante, nesta terça-feira (10.12), um suspeito de...

POLÍTICA MT10/12/2024

Comissão aprova convocação de secretário de saúde para tratar sobre nomeação de aprovados no concurso

A Comissão Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a convocação do secretário estadual de...

POLÍCIA10/12/2024

Polícia Civil prende homem homem que ameçou mulher e descumpriu medida protetiva

A equipe da Delegacia de Matupá cumpriu na segunda-feira (09.12) a prisão de um homem que ameaçou a ex-companheira e...

POLÍTICA MT10/12/2024

ALMT convoca força-tarefa para resolver caos na saúde e aguarda audiência de conciliação

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS Uma audiência de conciliação deverá aliviar o caos instalado na Saúde de Cuiabá e Várzea Grande....

POLÍCIA10/12/2024

Investigado por tráfico de skunk para Goiás é preso pela Polícia Civil em VG

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes prendeu na manhã desta terça-feira (10.12), em Várzea Grande, um envolvido em...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA