Xuxu Dal Molin entrega ambulância para fortalecer saúde pública em Nova Ubiratã
Publicado em
1 de fevereiro de 2022
por
Foto: Michel Alvim / Secom-MT
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) participou, na sexta-feira (28), da solenidade de entrega de uma ambulância zero km ao município de Nova Ubiratã.
Adquirido por meio de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil, o veículo furgão, da marca Renault, irá contribuir efetivamente nas ações desenvolvidas na rede básica de saúde.
Advertisement
O recurso foi destinado mediante solicitação formalizada pelos vereadores Wellyngton Tavares (MDB), Cristiane Lazarin Feijó (MDB), Jozias da Fonseca (MDB) e Sidiney Ferreira da Silva (DEM).
Com uma extensão territorial de 12.845 km2, divididos em seis distritos, sendo um deles situado a 150 quilômetros do perímetro urbano, o município figura entre os mais extensos do estado, o que requer constantes investimentos em conservação e renovação da frota de veículos.
“O deputado [Xuxu Dal Molin] sempre foi um parceiro da saúde em nível regional. A destinação desta ambulância reforça também o compromisso dele com o municipalismo, ou seja, com o cidadão lá na ponta. Temos outros projetos em andamento e esperamos continuar contando com esse importante apoio”, frisou o secretário de Saúde de Nova Ubiratã e atual presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antônio Felipe.
“Como a maioria dos municípios em desenvolvimento, Nova Ubiratã também possuí algumas demandas. O lado positivo é que algumas delas estão sendo sanadas, isso graças ao trabalho conjunto com o Poder Legislativo”, assinala o vice-prefeito, Adilson Luiz da Silva (PODE).
Ao descrever as dificuldades enfrentadas na área da saúde, o vereador Wellyngton Tavares ressaltou o empenho do deputado Xuxu Dal Molin.
Advertisement
“Muitos prometem, mas poucos tem a capacidade de cumprir aquilo que foi acordado. Obrigado deputado por demonstrar que ainda podemos confiar na classe política”, afirma.
“Quem conhece minha metodologia de trabalho, sabe que nossas ações são pautadas em resultados. Os vereadores de Nova Ubiratã nos levaram a demanda e, assim como tenho feito em outros municípios, hoje venho aqui para apresentar os resultados”, pontua Dal Molin.
Durante o encontro também foram abordados assuntos referentes à educação, infraestrutura, assistência social, além da proposta de mudança na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Posso assegurar que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) não tomará nenhuma decisão em detrimento aos municípios. Esse é um assunto que demanda cautela e, principalmente, um debate amplo com prefeitos, vereadores, entidades representativas e a sociedade de modo em geral”, concluiu.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão solene, na noite desta sexta-feira (13), em comemoração aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do estado.
A solenidade foi proposta pelo deputado Lúdio Cabral (PT) e homenageou com moções de aplausos militantes, lideranças comunitárias, profissionais da saúde, coletivos e instituições de defesa dos direitos humanos, sindicatos, representantes das comissões organizadoras das conferências municipais sobre diversidade, ativistas históricos, organizações de apoio à população trans, grupos culturais e demais entidades que atuam na promoção e proteção dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ em Mato Grosso.
Advertisement
A 22ª Parada da Diversidade acontecerá neste sábado (14), às 14h, na Praça Ipiranga, em Cuiabá, com o tema “Vidas Trans Importam”. O deputado Lúdio Cabral destacou a importância histórica do evento e também da 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Mato Grosso – realizada entre os dias 11 a 13 de junho – para garantir direitos, combater a discriminação e promover políticas públicas inclusivas.
“A parada é uma forma de dar visibilidade, de dialogar com a população e lutar por direitos básicos negados, como trabalho, educação, cultura e saúde. Vivemos hoje em uma sociedade conservadora, com o Estado fechado aos direitos das pessoas LGBTQIAPN+, e isso cria um cenário de invisibilidade em todas as áreas. É um momento de afirmação e resistência e todos os anos estamos juntos com o movimento”, declarou.
Uma das principais demandas apontadas durante a conferência foi a criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a população LGBTQIAPN+, pauta defendida pelo parlamentar.
“A última conferência havia sido em 2016. Foram oito anos sem conferências por conta dos desgovernos que tivemos na esfera nacional. A criação do conselho é uma pauta antiga. Ele já chegou a ser criado por decreto, em 2016 ou 2017, e a Assembleia anulou esse decreto, uma vergonha. Depois, o projeto foi apresentado aqui no Parlamento por deputados, inclusive por mim. O atual governador também apresentou um projeto para criação do conselho e a Assembleia não aprova. Em todas as oportunidades, a Assembleia ou revogou o decreto que instituiu o conselho ou não aprovou o projeto para a criação. Então, essa é uma dívida histórica do parlamento com essas pessoas”, ressaltou Cabral.
A necessidade de criação do conselho também foi apontada pelo presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, de Mato Grosso, Clóvis Arantes.
Advertisement
“Somos a única população no estado, em situação de vulnerabilidade, que não tem um Conselho de Direitos Humanos específico para discutir as nossas questões, as nossas pautas, as nossas vidas. Então, precisamos que essa Casa reconheça isso. Hoje estamos sendo homenageados pelas mãos do deputado Lúdio Cabral, mas queremos que esta Casa, como um todo, assuma a luta e a defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Não temos política no estado, nem de proteção, nem de acolhimento a essas pessoas. Nossa população continua sendo muito violentada, os assassinatos seguem crescendo e há expulsão das escolas, porque as travestis, as pessoas trans, não saem da escola porque querem: elas evadem porque não aguentam tanta violência”, frisou.
A rainha da 22ª Parada da Diversidade e membro do Conselho Nacional de Saúde, Camila Lima, mulher trans, afirmou que o evento representa um ato de resistência diante da violência e marginalização vividas especialmente por mulheres trans e travestis em Mato Grosso. Cobrou ainda políticas públicas nas áreas de saúde, educação, emprego e moradia.
“A não aceitação do público LGBTQIAPN+ é muito grande, principalmente para mulheres trans, que na maioria das vezes são marginalizadas e precisam viver na rua por falta de educação, emprego e moradia. Estar hoje na Assembleia Legislativa, fazer esse parlamento parar e nos prestigiar é muito importante. Nós também somos eleitores, também pagamos impostos e também temos o direito de celebrar como todos e de ser homenageadas dentro desta Casa”, destacou.
Luna Pentagran, Drag Simpatia da parada de 2025, relatou o orgulho de representar o município de Pedra Preta como mulher trans e travesti. Por outro lado, lamentou a existência de preconceito e violência que ainda enfrenta no dia a dia.
“Mato Grosso é o terceiro estado que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ e a gente ainda enfrenta muito preconceito na rua, na escola, na universidade, no supermercado, em todos os lugares. No interior, é mais difícil ainda. Então, receber essa homenagem hoje é muito significante”, disse.