Pesquisar
Close this search box.
CARLINDA

TRE MT

Corregedoria mobiliza juízes para alcançar 98% da biometria eleitoral em Mato Grosso

Publicado em

Com o foco em atingir a meta de 98% de cadastramento biométrico no estado em 2025, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizou uma reunião de alinhamento com juízes e juízas eleitorais, nesta quarta-feira (04.06). Atualmente, 88,08% do eleitorado mato-grossense está com a biometria cadastrada, ou seja, 2.203.336 pessoas, do total de 2.501.571 aptas ao voto.

Na abertura, o corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Machado, colocou a CRE à disposição para tratar situações que possam gerar dificuldades ao cumprimento da meta. “Estamos no mesmo barco, sob a condução da presidente, desembargadora Serly Marcondes Alves, e podem contar comigo. Vamos abrir um diálogo permanente. Quero expor o projeto para que as senhoras e os senhores se envolvam e possam atuar, visando uma cooperação pessoal e funcional, em uma unidade da Corregedoria com os juízes e juízas eleitorais neste biênio”, afirmou.

Destacam-se, de forma positiva, com as maiores coberturas biométricas realizadas, as seguintes Zonas Eleitorais: 8ª ZE – Alto Araguaia (95,63%); 3ª ZE – Rosário Oeste (95,6%); 34ª ZE – Chapada dos Guimarães (95,56%); 38ª ZE – Barão de Melgaço (95,38%); 47ª ZE – Poxoréu (95,27%); 4ª ZE – Poconé (94,51%); 46ª ZE – Rondonópolis (94,38%); 21ª ZE – Lucas do Rio Verde (94,34%); 12ª ZE – Campo Verde (94,19%); e 45ª ZE – Pedra Preta (94,01%).

Em seguida, foram citados os municípios que que não possuem postos de atendimentos e que estão com percentual abaixo da média do estado: Reserva do Cabaçal (44,2%), Nova Marilândia (73,6%), Rio Branco (78,5%), Boa Esperança do Norte (79,6%), Salto do Céu (82,1%) e Santo Afonso (84,7%). Já as Zonas Eleitorais com maior percentual de eleitores e eleitoras sem biometria são: 28ª ZE – Porto Alegre do Norte (46,74%); 57ª ZE – Paranatinga (41,93%); 35ª ZE – Juína (34,62%); 56ª ZE – Brasnorte (33,54%); 11ª ZE – Aripuanã (33,02%); 27º ZE – Juara (27,33%); 53ª – Querência (26,92%); 50ª ZE – Nova Monte Verde (25,66%).

Advertisement
Saiba Mais

Para alavancar as ações, o corregedor regional eleitoral informou que o TRE-MT recebeu 50 novos kits completos de biometria, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento. Além disso, há 150 novos kits incompletos que se juntarão a outros 109 kits incompletos já adquiridos, que estarão disponíveis para instalação em novos pontos de coleta biométrica por meio de parcerias com Prefeituras. “Faremos uma distribuição planejada, com alocação baseada em critérios de necessidade e impacto potencial”, explicou o desembargador Marcos Machado.

Leia Também:  Estudantes de Direito da Unic participam de sessão plenária e conhecem Memorial do TRE-MT

O assessor técnico da CRE, Kelsen de França Magalhães, apresentou algumas ações traçadas, sob coordenação do corregedor regional eleitoral. “Serão feitas avaliações trimestrais da evolução, previstas para 15/09 e 15/12. Cada Zona Eleitoral deverá apresentar um plano de ação, até 20/06, além de buscar o fortalecimento de parcerias locais, com celebração de Acordos de Cooperação com Prefeituras e órgãos públicos. Outra sugestão que fazemos é quanto ao uso do ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), e a priorização de atendimento nas regiões com maior concentração de eleitores sem biometria, de acordo com a possibilidade de cada Cartório Eleitoral e Posto de Atendimento”.

Também presente na reunião, o juiz auxiliar da Corregedoria, Marcelo Sebastião Prado de Moraes, endossou o compromisso externado pelo corregedor. “Estamos a postos e à disposição para atender a meta de 98% do cadastro biométrico realizado em Mato Grosso para 2025. Ressalto que será disponibilizada uma planilha aos juízes e juízas com as datas de atendimentos do JEI (Juizado Especial Itinerante), realizado pelo Tribunal de Justiça (TJMT), projeto no qual podemos aproveitar para encaixar o atendimento eleitoral”, salientou.

Leia Também:  TRE-MT realiza sessão solene de posse de juízes-membros do Pleno

“Achei essa reunião muito produtiva, serviu para já entrarmos em contato com a nova Corregedoria do TRE, na pessoa do desembargador Marcos Machado e do juiz auxiliar Marcelo Sebastião. Entendemos a necessidade de pensar num plano de ação para aumentar o número de eleitores com a biometria, para que a gente facilite, não só o trabalho dos mesários, mas também do próprio eleitor. A próxima eleição será para cinco cargos, então vai ser já um pouco mais demorado do que o normal. Dessa forma, tudo que nós pudermos fazer para agilizar o trabalho dos envolvidos numa eleição, e também, dos eleitores, eu acho que vamos ter que fazer, e sentimos também bastante segurança com esse apoio da Corregedoria em mais essa missão”, avaliou a juíza da 43º Zona Eleitoral, com sede em Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano.

A reunião contou com a participação de aproximadamente 56 juízes e juízas eleitorais, além da equipe da Corregedoria e de outros setores do TRE-MT.

Advertisement
Saiba Mais

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: A imagem mostra uma reunião virtual realizada por videoconferência, com a participação de diversos servidores e magistrados ligados à Justiça Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT). Estão dispostos em uma grade de vídeo no estilo do Zoom, com nomes e cargos identificados em cada janela.

Fonte: TRE – MT

Advertisement
Saiba Mais
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE MT

TRE-MT e AMM vão firmar parceria para ampliação da biometria no estado

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) firmará um Acordo de Cooperação com a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), visando ações conjuntas para ampliação do cadastro biométrico no estado. O assunto foi discutido durante reunião realizada nesta quarta-feira (11.06), entre o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal, desembargador Marcos Machado, e o presidente da AMM, Leonardo Bortolin.

A iniciativa prevê duas frentes de atuação, sendo que uma delas é a participação do TRE-MT no programa AMM Itinerante, que leva conhecimento, suporte técnico e capacitação diretamente às cidades, promovendo encontros estratégicos que impulsionam a eficiência da administração pública. Com uma abordagem descentralizada, o programa atende às sete macrorregiões de Mato Grosso – Oeste, Norte, Araguaia, Sul, Médio Norte, Noroeste e Vale do Rio Cuiabá –, garantindo que todos os municípios, independentemente da localização, tenham suporte contínuo e acesso a ferramentas que aprimorem a gestão municipal.

O corregedor regional eleitoral ressaltou a importância da parceria, para que a Justiça Eleitoral alcance a meta de 98% da biometria cadastrada em Mato Grosso. Atualmente, o índice está em 87,4%. “Temos muito interesse nesta atuação conjunta e acreditamos que a AMM tem um papel fundamental com o programa AMM Itinerante, além da possibilidade de articulação junto aos prefeitos, no sentido de sensibilizá-los sobre a importância de firmarem parcerias com as Zonas Eleitorais, para aberturas de novos postos de atendimentos e realização de outras ações que ampliem o cadastro biométrico em suas regiões, principalmente naquelas com os índices mais baixos de cobertura biométrica”.

Leia Também:  TRE-MT promove mutirão de atendimento em Vila Bela da Santíssima Trindade

O presidente da AMM afirmou que esta será um parceria histórica entre o Tribunal Regional Eleitoral e a Associação Mato Grossense dos Municípios. “Buscamos, por meio dessa iniciativa, principalmente, o direito ao exercício de cidadania. E se tratando de alguns municípios que não têm uma boa performance em relação à biometria, tendo em vista que alguns chegam a ter cerca de 50% somente dos eleitores com a biometria cadastrada, tratamos nessa reunião dos termos para compor e firmar este termo de cooperação institucional, para poder a participação efetiva do TRE nas AMMs Itinerantes. E, dentro desta parceria, ainda fazer uma reunião ampla com municípios que têm abaixo de 80% da biometria realizada, para poder discutir a importância e como acelerar esse procedimento”, explicou Leonardo Bortolin.

Advertisement
Saiba Mais

Os municípios que não possuem postos de atendimentos e que estão com percentual abaixo da média do estado são: Reserva do Cabaçal (44,2%), Nova Marilândia (73,6%), Rio Branco (78,5%), Boa Esperança do Norte (79,6%), Salto do Céu (82,1%) e Santo Afonso (84,7%). Já as Zonas Eleitorais com maior percentual de eleitores e eleitoras sem biometria são: 28ª ZE – Porto Alegre do Norte (46,74%); 57ª ZE – Paranatinga (41,93%); 35ª ZE – Juína (34,62%); 56ª ZE – Brasnorte (33,54%); 11ª ZE – Aripuanã (33,02%); 27º ZE – Juara (27,33%); 53ª – Querência (26,92%); 50ª ZE – Nova Monte Verde (25,66%).

Leia Também:  Desembargadores Marcos Machado e Serly Marcondes tomam posse no Pleno do TRE-MT

Para alavancar as ações, o corregedor regional eleitoral informou que o TRE-MT recebeu 50 novos kits completos de biometria, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento. Além disso, há 150 novos kits incompletos que se juntarão a outros 109 kits incompletos já adquiridos, que estarão disponíveis para instalação em novos pontos de coleta biométrica por meio de parcerias com Prefeituras.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem:  A imagem mostra três homens em trajes sociais sentados ao redor de uma mesa de reunião, envolvidos em uma conversa séria e focada. Um deles gesticula com as mãos enquanto fala, sugerindo que está explicando ou argumentando sobre algum tema. Sobre a mesa, há copos com água, papéis impressos, anotações e uma xícara de café, indicando um encontro de trabalho. O ambiente é organizado, com poltronas ao fundo, iluminação natural e decoração corporativa, reforçando o caráter institucional da reunião.

Fonte: TRE – MT

Advertisement
Saiba Mais

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

POLÍTICA MT12/06/2025

Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de...

POLÍTICA MT12/06/2025

Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...

POLÍTICA MT12/06/2025

ALMT discute isenção de pedágio para pacientes que dependem de hemodiálise e quimioterapia

Em atenção às necessidades dos cidadãos que enfrentam longos deslocamentos para tratar da própria saúde, o deputado estadual e primeiro-secretário...

POLÍTICA MT12/06/2025

Lideranças recorrem a deputados pela reestruturação das carreiras de policiais e bombeiros militares em MT

A valorização e reestruturação das carreiras da Polícia Militar (PMMT) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (BMMT)...

CARLINDA12/06/2025

Mulher perde R$ 6 mil em golpe de venda de carro pela internet na zona rural de Carlinda

Uma moradora da zona rural da região de Del Rei, no município de Carlinda, procurou a Polícia Militar nesta quarta-feira...

POLÍCIA11/06/2025

Polícia Civil deflagra operação para investigar suspeitos de possuírem armas de fogo de forma irregular

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa (a 1.020...

CARLINDA

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA